É intenso o trabalho por mais um grande evento em Bom Princípio. Após meses de preparativos, inicia neste fim de semana e continua na semana que vem a 9ª Construmóvel e 2ª Mostra Moda. A abertura oficial será às 19h30 desta sexta-feira, 14 de setembro, com a solenidade oficial e visitação aos estandes e janta no CTG Porteira Aberta.
Depois disso, sábado e domingo, dias 15 e 16, e de quinta-feira a domingo da semana que vem, dias 20 a 23 de setembro, um grande público é aguardado para conferir todas as atrações preparadas pelos organizadores da feira. Materiais de construção, móveis, esquadrias, cerâmica, concretos, decoração, estofados, metalurgia, piscinas, jardins e serviços serão destaque, com muitas dicas e novidades para quem vai construir, reformar ou pretende renovar o mobiliário ou a decoração da sua casa.
A organização do evento é liderada pela ACI Bom Princípio, com apoio da Prefeitura Municipal, que fez o repasse de recursos para auxiliar na organização da feira. O evento também conta com apoio de patrocinadores, o que permitiu investimento para reforçar o trabalho de divulgação.
À frente da organização desta edição da Construmóvel e da Mostra Moda, Sirlei John enaltece o empenho de toda a equipe que há bastante tempo trabalha por este evento. A dirigente também destaca o otimismo e a satisfação de Bom Princípio em realizar mais uma grande feira, na expectativa de gerar novas oportunidades de negócios e expandir o mercado para os produtos e os serviços de todas as empresas expositoras.
Sirlei John reforça o convite para que também a região prestigie o que a terra do moranguinho preparou para apresentar nos próximos dias. “Temos plena certeza de que os visitantes irão gostar muito da 9ª Construmóvel e da 2ª Mostra Moda", comenta a dirigente. "Está sendo feito tudo com o máximo de capricho e profissionalismo. Percebo uma série de novidades nas exposições e os visitantes irão se surpreender e aprovar", enaltece a coordenadora.
Mostra Moda: desfile ao ar livre é atração neste domingo
Criada há dois anos, a Mostra Moda foi idealizada com o propósito de ser um meio para divulgar o potencial empreendedor do setor da indústria da moda do município. É uma oportunidade para que as empresas exponham seus produtos e difundam as suas marcas, numa exposição que ocorre ao longo dos seis dias do evento.
O ponto alto será na tarde deste domingo, dia 16, quando terá um desfile ao ar livre. Será às 15h30, destacando modelos das empresas que estarão presentes na exposição. A atividade foi muito elogiada no evento de dois anos atrás e esta é, mais uma vez, a expectativa dos organizadores.
Entrada é gratuita
Para visitar a Construmóvel e a Mostra Moda, não há qualquer tipo de cobrança de ingresso. Durante os seis dias de programação, o acesso ao Parque Municipal estará liberado ao público das 10 às 20h. Eventos paralelos trazem informações e conhecimentos para diferentes públicos, o que contempla arquitetos e engenheiros, paisagistas e jardineiros, estudantes e comunidade em geral.
Eventos paralelos
Além da Mostra Moda, que será realizada todos os dias da feira, a edição deste ano terá outros eventos paralelos.
PALESTRA COM A CONSULTORA E PROFESSORA CLARICE MANCUSO:
Um deles é a palestra Conceitos Básicos e Prática do Design, às 9h deste sábado, dia 15. É uma programação direcionada a arquitetos e engenheiros, com destaque para a palestra com Clarice Mancuso. Ela é consultora e professora, com cursos de especialização e também é autora de obras com foco em arquitetura de interiores e design. O ingresso ao Centro de Eventos e a palestra são livre.
CRIANDO PAISAGENS - CIDADES MAIS BONITAS / 1º ENCONTRO DE JARDINAGEM E PAISAGISMO DA REGIÃO:
A outra atividade é o Criando Paisagens – Cidades Mais Bonitas, com o 1º Encontro de Jardinagem e Paisagismo da região. Será dia 20, quinta-feira que vem, das 8 às 17h. O acesso às palestras e ao Centro de Cultura e Eventos se dá mediante ingresso no valor de R$ 80. Inclui toda a programação, lanches e almoço.
PROGRAMAÇÃO: Criando Paisagens – Cidades Mais Bonitas:
8h - Abertura
8h30 – Palestra: "O paisagista como protagonista no desenvolvimento das cidades", por Maiquel Scherer
9h30 – Perguntas
9h45 – Palestra: O jardim residencial e a relação com a área pública, por Juliana Gasparin
10h45 – Perguntas
11h15 – Palestra: "Estratégias para implantar jardins públicos com sucesso", por Sandro Sander
12h15 – Almoço
13h30 – Palestra: "O papel do paisagismo no desenvolvimento turístico da região das Hortênsias", por José Francisco Benetti
14 h45 – Perguntas
15h – Coffee break
15:20 – Palestra: "Telhados e paredes vegetados: quais os benefícios para a cidade?", por Júlio Giuliani
16h30 – Perguntas
16h45 – Encerramento
O papel do paisagismo no desenvolvimento turístico da região das Hortênsias:
Gramado, na Serra Gaúcha, é o centro geográfico da região das Hortênsias, nome que usualmente é citado nos meios de comunicação despretensiosamente e ignorando que este nome foi construído e talhado ao longo do tempo por uma cultura paisagística. Ora, para muitos é desconhecido, embora lógico, que o próprio nome desta região (destino turístico) se deve à presença maciça da planta com este nome, hortênsia (Hydrangea macrophylla) e, mais ainda, que ela nunca foi nativa e nem sequer uma planta desta tenha se desenvolvido espontaneamente.
Tudo o que conhecemos desta planta na região compreendida desde São Francisco de Paula, passando por Canela, Gramado e Picada Café, foi metodicamente criado, pois esta planta de origem asiática (China principalmente) foi cultivada aqui e interfere favoravelmente em nossas encostas, taludes e encostas sombrias, sempre plantada pela mão humana.
Nossos colonizadores, de primeiro, segundo e terceiro ciclo, foram profícuos em implantar uma cultura de asseio e capricho ao redor de suas casas, negócios e os acessos a eles. Mais do que isso, transformaram, paisagisticamente falando, nossa região em uma nova Europa. E souberam ainda mais. Souberam utilizar o paisagismo como argumento de “venda” da imagem aos que não a conhecem ainda.
Basta procurar Gramado, Canela ou Nova Petrópolis, ou ainda a própria terminologia “Região das Hortênsias” na ferramenta de buscas do Google, para se deleitar com as imagens de flores das mais diversas, jardins exuberantes e, principalmente, ela a “hortênsia” como estrela da festa.
Essa historinha ilustra o que será abordado na palestra do paisagista e professor José Francisco Benetti, no 1º Encontro Estadual de Jardinagem e Paisagismo, no Centro de Cultura e Eventos Bom Princípio no dia 20 de setembro. Sobre esta temática, ele discorrerá a percepção e o trabalho que foi feito por autoridades e comunidades para alavancar o desenvolvimento turístico a partir da imagem construída por meio do paisagismo nessa mais importante região turística do Estado e terceiro maior destino turístico do Brasil.
Feira das Profissões
Já tradicional, a Feira das Profissões será realizada na segunda-feira, 17 de setembro, à tarde e à noite. O evento é aberto a estudantes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio que ainda buscam definir um curso ou uma área profissional para direcionar a sua carreira.
Organizada pela ACI, esta atividade tem a participação de profissionais e estudantes de diferentes áreas. Os estudantes têm a oportunidade de conversar e interagir com estas pessoas sobre diferentes cursos e as oportunidades profissionais que cada um oferece.
Sabor do morango
Os visitantes da 9ª Construmóvel poderão se deliciar com as receitas de morango. O Clube de Mães Bom Princípio, que participou de todas as edições da Festa Nacional do Moranguinho e também da Construmóvel, estará mobilizado para preparar as guloseimas que serão oferecidas ao público, em especial espetinho de morango e morango com chantilly. Mas o público também encontrará torta e cuca de morango. Pães coloniais preparados na hora também poderão ser comprados pelos visitantes.
O público também poderá levar para casa morangos in natura, comprando-a diretamente do produtor. Dentro do Parque Municipal haverá estandes que farão a venda da fruta-símbolo de Bom Princípio.
Almoço e lanches
Quem chegar cedo na feira terá a opção de almoçar na sede do CTG Porteira Aberta, que fica no interior do Parque Municipal e estará servindo refeições durante os seis dias da feira. Outra opção é a praça de alimentação, onde serão servidas diferentes opções de lanches ao longo de toda a programação. Também na praça de alimentação será feita a venda de bebida, inclusive com presença da equipe da Bier Emporium.
O café colonial é outra tradição da Construmóvel e será destaque mais uma vez. Este ano, a organização e o preparo dos alimentos estará sob a responsabilidade do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Meine Freunde. O espaço estará aberto já para o meio-dia e continuará atendendo ao público durante a tarde e noites dos seis dias da feira.
Agricultura familiar marca presença
Os grupos de agricultores familiares do município serão destaque em mais uma feira. O espaço destinado à agricultura familiar servirá para que produtores exponham e façam a venda de produtos agrícolas e derivados que eles mesmos produzem. A atividade é sempre um grande atrativo nos eventos bom-principienses, despertando grande interesse por parte do público.
QUEM VAI PARTICIPAR:
- Associação de Produtores Ecológicos de Bom Princípio (Ecomorango) – destaque para a venda de derivados de morango ecológico (morango com chantilly e espetinho de morango)
- Aprobom/família Mossmann/Ecosabores – venda de derivados de cana de açúcar e geleias
- Associação dos Produtores de Morango de Bom Princípio – venda de morango in natura
- Associação dos Produtores de Mel do Vale do Caí (Tchê Mel) – exposição e venda de mel e derivados e também amostras de colmeias
- Associação dos Criadores de Pequenos Animais (ACPA) – exposição e venda de diversas espécies de animais de pequeno porte
- Casa Vogel – venda de pães e cucas
- Flach Alimentos – exposição e venda de vinagre de cana-de-açúcar (orgânico e tradicional). É a primeira agroindústria do país e produzir este produto.
Informações: 9ª Construmóvel e 2ª Mostra Moda
Leia também:
Faltam poucos dias para o início da Construmóvel
Faltam menos de dois meses para a Construmóvel
9ª Construmóvel e 2ª Mostra Moda serão de 14 a 23 de setembro
Depois disso, sábado e domingo, dias 15 e 16, e de quinta-feira a domingo da semana que vem, dias 20 a 23 de setembro, um grande público é aguardado para conferir todas as atrações preparadas pelos organizadores da feira. Materiais de construção, móveis, esquadrias, cerâmica, concretos, decoração, estofados, metalurgia, piscinas, jardins e serviços serão destaque, com muitas dicas e novidades para quem vai construir, reformar ou pretende renovar o mobiliário ou a decoração da sua casa.
A organização do evento é liderada pela ACI Bom Princípio, com apoio da Prefeitura Municipal, que fez o repasse de recursos para auxiliar na organização da feira. O evento também conta com apoio de patrocinadores, o que permitiu investimento para reforçar o trabalho de divulgação.
À frente da organização desta edição da Construmóvel e da Mostra Moda, Sirlei John enaltece o empenho de toda a equipe que há bastante tempo trabalha por este evento. A dirigente também destaca o otimismo e a satisfação de Bom Princípio em realizar mais uma grande feira, na expectativa de gerar novas oportunidades de negócios e expandir o mercado para os produtos e os serviços de todas as empresas expositoras.
Sirlei John reforça o convite para que também a região prestigie o que a terra do moranguinho preparou para apresentar nos próximos dias. “Temos plena certeza de que os visitantes irão gostar muito da 9ª Construmóvel e da 2ª Mostra Moda", comenta a dirigente. "Está sendo feito tudo com o máximo de capricho e profissionalismo. Percebo uma série de novidades nas exposições e os visitantes irão se surpreender e aprovar", enaltece a coordenadora.
Mostra Moda: desfile ao ar livre é atração neste domingo
Criada há dois anos, a Mostra Moda foi idealizada com o propósito de ser um meio para divulgar o potencial empreendedor do setor da indústria da moda do município. É uma oportunidade para que as empresas exponham seus produtos e difundam as suas marcas, numa exposição que ocorre ao longo dos seis dias do evento.
O ponto alto será na tarde deste domingo, dia 16, quando terá um desfile ao ar livre. Será às 15h30, destacando modelos das empresas que estarão presentes na exposição. A atividade foi muito elogiada no evento de dois anos atrás e esta é, mais uma vez, a expectativa dos organizadores.
Entrada é gratuita
Para visitar a Construmóvel e a Mostra Moda, não há qualquer tipo de cobrança de ingresso. Durante os seis dias de programação, o acesso ao Parque Municipal estará liberado ao público das 10 às 20h. Eventos paralelos trazem informações e conhecimentos para diferentes públicos, o que contempla arquitetos e engenheiros, paisagistas e jardineiros, estudantes e comunidade em geral.
Eventos paralelos
Além da Mostra Moda, que será realizada todos os dias da feira, a edição deste ano terá outros eventos paralelos.
PALESTRA COM A CONSULTORA E PROFESSORA CLARICE MANCUSO:
Um deles é a palestra Conceitos Básicos e Prática do Design, às 9h deste sábado, dia 15. É uma programação direcionada a arquitetos e engenheiros, com destaque para a palestra com Clarice Mancuso. Ela é consultora e professora, com cursos de especialização e também é autora de obras com foco em arquitetura de interiores e design. O ingresso ao Centro de Eventos e a palestra são livre.
CRIANDO PAISAGENS - CIDADES MAIS BONITAS / 1º ENCONTRO DE JARDINAGEM E PAISAGISMO DA REGIÃO:
A outra atividade é o Criando Paisagens – Cidades Mais Bonitas, com o 1º Encontro de Jardinagem e Paisagismo da região. Será dia 20, quinta-feira que vem, das 8 às 17h. O acesso às palestras e ao Centro de Cultura e Eventos se dá mediante ingresso no valor de R$ 80. Inclui toda a programação, lanches e almoço.
PROGRAMAÇÃO: Criando Paisagens – Cidades Mais Bonitas:
8h - Abertura
8h30 – Palestra: "O paisagista como protagonista no desenvolvimento das cidades", por Maiquel Scherer
9h30 – Perguntas
9h45 – Palestra: O jardim residencial e a relação com a área pública, por Juliana Gasparin
10h45 – Perguntas
11h15 – Palestra: "Estratégias para implantar jardins públicos com sucesso", por Sandro Sander
12h15 – Almoço
13h30 – Palestra: "O papel do paisagismo no desenvolvimento turístico da região das Hortênsias", por José Francisco Benetti
14 h45 – Perguntas
15h – Coffee break
15:20 – Palestra: "Telhados e paredes vegetados: quais os benefícios para a cidade?", por Júlio Giuliani
16h30 – Perguntas
16h45 – Encerramento
O papel do paisagismo no desenvolvimento turístico da região das Hortênsias:
Gramado, na Serra Gaúcha, é o centro geográfico da região das Hortênsias, nome que usualmente é citado nos meios de comunicação despretensiosamente e ignorando que este nome foi construído e talhado ao longo do tempo por uma cultura paisagística. Ora, para muitos é desconhecido, embora lógico, que o próprio nome desta região (destino turístico) se deve à presença maciça da planta com este nome, hortênsia (Hydrangea macrophylla) e, mais ainda, que ela nunca foi nativa e nem sequer uma planta desta tenha se desenvolvido espontaneamente.
Tudo o que conhecemos desta planta na região compreendida desde São Francisco de Paula, passando por Canela, Gramado e Picada Café, foi metodicamente criado, pois esta planta de origem asiática (China principalmente) foi cultivada aqui e interfere favoravelmente em nossas encostas, taludes e encostas sombrias, sempre plantada pela mão humana.
Nossos colonizadores, de primeiro, segundo e terceiro ciclo, foram profícuos em implantar uma cultura de asseio e capricho ao redor de suas casas, negócios e os acessos a eles. Mais do que isso, transformaram, paisagisticamente falando, nossa região em uma nova Europa. E souberam ainda mais. Souberam utilizar o paisagismo como argumento de “venda” da imagem aos que não a conhecem ainda.
Basta procurar Gramado, Canela ou Nova Petrópolis, ou ainda a própria terminologia “Região das Hortênsias” na ferramenta de buscas do Google, para se deleitar com as imagens de flores das mais diversas, jardins exuberantes e, principalmente, ela a “hortênsia” como estrela da festa.
Essa historinha ilustra o que será abordado na palestra do paisagista e professor José Francisco Benetti, no 1º Encontro Estadual de Jardinagem e Paisagismo, no Centro de Cultura e Eventos Bom Princípio no dia 20 de setembro. Sobre esta temática, ele discorrerá a percepção e o trabalho que foi feito por autoridades e comunidades para alavancar o desenvolvimento turístico a partir da imagem construída por meio do paisagismo nessa mais importante região turística do Estado e terceiro maior destino turístico do Brasil.
Feira das Profissões
Já tradicional, a Feira das Profissões será realizada na segunda-feira, 17 de setembro, à tarde e à noite. O evento é aberto a estudantes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio que ainda buscam definir um curso ou uma área profissional para direcionar a sua carreira.
Organizada pela ACI, esta atividade tem a participação de profissionais e estudantes de diferentes áreas. Os estudantes têm a oportunidade de conversar e interagir com estas pessoas sobre diferentes cursos e as oportunidades profissionais que cada um oferece.
Sabor do morango
Os visitantes da 9ª Construmóvel poderão se deliciar com as receitas de morango. O Clube de Mães Bom Princípio, que participou de todas as edições da Festa Nacional do Moranguinho e também da Construmóvel, estará mobilizado para preparar as guloseimas que serão oferecidas ao público, em especial espetinho de morango e morango com chantilly. Mas o público também encontrará torta e cuca de morango. Pães coloniais preparados na hora também poderão ser comprados pelos visitantes.
O público também poderá levar para casa morangos in natura, comprando-a diretamente do produtor. Dentro do Parque Municipal haverá estandes que farão a venda da fruta-símbolo de Bom Princípio.
Almoço e lanches
Quem chegar cedo na feira terá a opção de almoçar na sede do CTG Porteira Aberta, que fica no interior do Parque Municipal e estará servindo refeições durante os seis dias da feira. Outra opção é a praça de alimentação, onde serão servidas diferentes opções de lanches ao longo de toda a programação. Também na praça de alimentação será feita a venda de bebida, inclusive com presença da equipe da Bier Emporium.
O café colonial é outra tradição da Construmóvel e será destaque mais uma vez. Este ano, a organização e o preparo dos alimentos estará sob a responsabilidade do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Meine Freunde. O espaço estará aberto já para o meio-dia e continuará atendendo ao público durante a tarde e noites dos seis dias da feira.
Agricultura familiar marca presença
Os grupos de agricultores familiares do município serão destaque em mais uma feira. O espaço destinado à agricultura familiar servirá para que produtores exponham e façam a venda de produtos agrícolas e derivados que eles mesmos produzem. A atividade é sempre um grande atrativo nos eventos bom-principienses, despertando grande interesse por parte do público.
QUEM VAI PARTICIPAR:
- Associação de Produtores Ecológicos de Bom Princípio (Ecomorango) – destaque para a venda de derivados de morango ecológico (morango com chantilly e espetinho de morango)
- Aprobom/família Mossmann/Ecosabores – venda de derivados de cana de açúcar e geleias
- Associação dos Produtores de Morango de Bom Princípio – venda de morango in natura
- Associação dos Produtores de Mel do Vale do Caí (Tchê Mel) – exposição e venda de mel e derivados e também amostras de colmeias
- Associação dos Criadores de Pequenos Animais (ACPA) – exposição e venda de diversas espécies de animais de pequeno porte
- Casa Vogel – venda de pães e cucas
- Flach Alimentos – exposição e venda de vinagre de cana-de-açúcar (orgânico e tradicional). É a primeira agroindústria do país e produzir este produto.
Informações: 9ª Construmóvel e 2ª Mostra Moda
Leia também:
Faltam poucos dias para o início da Construmóvel
Faltam menos de dois meses para a Construmóvel
9ª Construmóvel e 2ª Mostra Moda serão de 14 a 23 de setembro