Artigos e Entrevistas

Conhecendo novas culturas


A experiência de conhecer outros locais é enriquecedora, especialmente quando se observam diferentes costumes, histórias e culturas de diferentes povos. Em recente viagem à Europa, pude contemplar um pouco de como é a vida em Londres e Paris. Como em toda vivência temos aprendizagens, eu não poderia deixar de investigar também sobre os serviços de saúde naqueles países.

 

Em Londres, ao escrever previamente solicitando informações para uma visita a algum local de saúde, recebi correspondência do Palácio de Buckingham, na qual não só me indicaram um local de referência, como também informaram que a própria Rainha Elisabeth II pediu para me dizer que ficou muito interessada em saber que eu gostaria de aprender e trocar informações ao visitar aquele país. No Palácio, eles se manifestam por meio de correspondência escrita, não utilizando e-mail.

 

O povo do Reino Unido é um pouco “fechado”, mas sempre encontramos pessoas dispostas a fornecerem informações e fazer novas amizades. A saúde é muito organizada, com vários hospitais e profissionais bem preparados. Existem clínicas gerais em todos os bairros de Londres, onde um médico clínico-geral avalia os pacientes, encaminhando a algum especialista, se necessário. No campo da Psicologia, as abordagens são tradicionalmente abrangentes e são feitos vários trabalhos, inclusive em ONGs e na iniciativa privada, com profissionais atualizados.

 

Em Paris, observa-se a educação, cortesia, disposição das pessoas em conversar. Muitas pessoas falam o idioma inglês, facilitando ainda mais a comunicação. As ruas são limpas, há uma sensação de segurança pública. As pessoas agradecem, pedem licença para se dirigirem a alguém, dizem sempre bom dia (desde a manhã até à tardinha) e boa noite. A saúde é excelente, existe também o SAMU (Service d'Aide Médicale Urgente) e, na área de Psicologia, há um campo rico em conhecimento, sendo o berço de grandes autores, como Jacques Lacan e Elisabeth Roudinesco, e grandes universidades, como Sorbonne e de Paris. A ONU considerou a França como sendo um país com um dos melhores cuidados em saúde geral no mundo.

 

Tudo que vemos “enche os olhos”. As construções são históricas, com prédios e monumentos imponentes que trazem consigo uma explicação para o fato de existirem. A sensação que fica é que nossa geração está usufruindo de tudo que foi construído historicamente pelos antepassados.  Sem dúvida, uma experiência incrível, que precisa ser compartilhada. Sempre podemos observar as experiências que deram certo, para que possamos também aproveitar e fazer uso delas, aplicando na profissão e na vida pessoal.



 



Colaboração: Giovane dos Santos - Psicólogo


Adicionar Comentário