Artigos e Entrevistas

Crescimento da energia eólica vai gerar 50 mil empregos no país em 2016

Além de reforçar a segurança energética do País, o crescimento do parque gerador de energia eólica nos próximos anos também vai ajudar o mercado de trabalho brasileiro. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), a cadeia de produção do setor deve gerar cerca de 50 mil empregos somente neste ano de 2016.



“No ano passado, geramos mais de 40 mil postos de trabalho, ao longo da carteira produtiva. Nós crescemos 32% no ano passado em relação a 2014, e em 2016 vamos crescer em torno de 40% em relação a 2015”, afirma a presidente da Abeeólica, Elbia Gannoum.



Com as projeções recentes apontando uma grande expansão para esse segmento de produção de energia, a criação de novos postos de trabalho em atividades diretas e indiretas deve ser constante ao longo dos próximos anos. Segundo Elbia, o setor necessita de mão de obra para todas as áreas, desde operários de fábrica até grandes gestores com alta qualificação acadêmica.



“Nós geramos cerca de 15 postos de trabalho por cada megawatt instalado, e isso está dividido ao longo da cadeia de produção. Hoje o setor está contratando muito, e nós temos carência e necessidade de contratação para todas as áreas”, explica a presidente da Abeeólica.

 

O RS é o terceiro maior produtor brasileiro de energia eólica, perdendo apenas para o RN e para CE e a cidade de Osório possui o maior parque fornecedor de energia eólica da América Latina e o segundo maior do mundo. Ele iniciou suas operações em 2006. O parque é composto de 75 torres com 98m de altura, atingindo com as pás dos aerogeradores 135m de altura.



Está subdividido em três parques: Osório, Sangradouro e Índios com capacidade de produzir 150 MW de energia, potência suficiente para abastecer anualmente o consumo residencial de cerca de 650 mil pessoas (50% da população de Porto Alegre). Fonte inesgotável de energia limpa produzida pelos ventos, o parque mantém intacta toda a fauna e flora dos campos onde se situa, preservando as atividades produtivas da região.



É possível ver o gado pastando ao lado das torres gigantes, cercadas por aves. É referência internacional em energia renovável e preservação ambiental.

Visitas ao parque podem ser agendadas pelo telefone (51) 2118-5800.

 

Rubem Pires Junior – Jornalista – MTb 9310/RS

Fonte: Portal Brasil e Prefeitura de Osório

Foto: Prefeitura de Osório

Adicionar Comentário