Notícias

Criada a Associação dos Bombeiros de Tupandi

Tupandi deu um passo significativo na área da segurança pública com a confirmação da implantação do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB) no município. A decisão foi consolidada há alguns dias com a presença de autoridades municipais e representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro, entre eles o comandante tenente Cassius e o sargento Ricardo Mattos.

O encontro contou com a presença do prefeito Paulinho Ludwig, do vice-prefeito Hélio Inácio Müller e do presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Henrique Kunzler, que recepcionaram os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS), com sede em Montenegro, além dos diretores da recém-formada Associação de Bombeiros de Tupandi.

A iniciativa se deu a partir de dois servidores municipais, João Fernando Fonseca e Eduardo Garcia, ambos servidores da Secretaria de Saúde, e reforça o compromisso com a proteção da comunidade.

O grupo de bombeiros do município estará vinculado ao CBM/RS e atuará de forma auxiliar e colaborativa nas ações de prevenção, combate a incêndios, resgates e demais emergências. A Associação já conta com estatuto próprio, aprovado em assembleia, e diretoria eleita: João Fernando Fonseca foi escolhido para presidir a entidade, que também já possui uma sede — cujo endereço será divulgado em breve à população. Além disso, o sargento Leandro Martins da Brigada Militar, é o vice-presidente; Ivinice Schneider, a primeira secretária; Maycol Slongo, segundo secretário; Ivan Steffens, primeiro tesoureiro, Letícia de Carvalho Marinho, segunda tesoureira. O Conselho Fiscal é composto por Solange Neukamp, Alexandre Müller, Claudete Martins, Everton Dossena e Eduardo Garcia.

 

Foco no fortalecimento da segurança pública

“A criação surgiu da preocupação de fortalecer a segurança e a capacidade de resposta nas emergências que ocorrem no município. Depois, a partir de um trabalho conjunto entre o Poder Público, a comunidade e Corpo de Bombeiros Militares do Estado, a gente quer intensificar esse atendimento. Vamos atuar no pré-hospitalar e no combate a incêndio, por exemplo”, explica Fernando.

O presidente da associação destaca ainda que há uma diferença entre bombeiros voluntários e bombeiros SCAB. “Os bombeiros SCAB prestam um serviço auxiliar e complementar dos Bombeiros Militares do Estado, são compostos também por efetivos e voluntários, mas a designação não é bombeiros voluntários”, esclarece.

Outro objetivo da associação, citado por Fernando, é de se integrar à comunidade. “Queremos levar as informações sobre segurança pública, prevenção de acidentes para a comunidade escolar. E, posteriormente, vamos abrir inscrições para pessoas da comunidade que queiram atuar nos bombeiros. A gente quer ter pessoas da comunidade envolvidas”, complementa.

Para o prefeito Paulinho Ludwig, a implantação dos bombeiros em Tupandi representa um marco para o município. “É uma alegria confirmarmos essa notícia para Tupandi. É um avanço que trará mais segurança, agilidade no atendimento às ocorrências e tranquilidade para toda a população. É um sonho antigo que agora começa a se concretizar com muito trabalho, união e responsabilidade”, afirma. “Sempre fomos parceiros e valorizamos o trabalho dos bombeiros que atenderam o nosso município. Agora, com a associação em Tupandi, será melhor ainda”, complementa.

Fonte: Prefeitura

Adicionar Comentário