Notícias

Dinheiro a receber de banco? Cidadãos podem fazer consulta

Um serviço lançado recentemente pelo Banco Central permite que os brasileiros possam verifica se possuem dinheiro a receber de bancos. Esses valores são referentes a cobranças que foram feitas de maneira indevida ou ainda remanescentes de contas antigas encerradas e que não podiam mais ser consultadas.

Conforme aponta o Banco Central por meio de um levantamento realizado em junho do ano passado, cerca de R$ 8 bilhões vão ser destinados a clientes de bancos em todo território nacional. O novo sistema de repasse aos clientes foi intitulado como Sistema de Informações e Valores a Receber (SVR) que está disponibilizado no site do Banco Central do Brasil.

Por meio do site do BC é possível realizar a consulta de recursos remanescentes nas contas para pessoas físicas e CNPJs, o que facilitará o processo de devolução dos valores. Por meio de consulta ao sistema, o cidadão ainda consegue identificar o saldo credor de contas que vieram a ser encerradas, parcelas de empréstimos, tarifas cobradas indevidamente, assim como demais recursos que costumam não ser pesquisados após o encerramento de grupos de consórcio.

Como consultar

A consulta ocorre em duas etapas, sendo a primeira delas com o objetivo de identificar se o consumidor possui dinheiro a receber, onde, caso não tenha, a pesquisa será encerrada. Porém, caso seja identificado o dinheiro a receber o cidadão terá que realizar a consulta no Registrato.

 

Confira o passo a passo:

Acesse a página do Banco Central:

Acesse a seção Minha Vida Financeira;

Seleciona a opção Valores a Receber;

Vá ao final da página e seleciona a opção Consulta ao Relatório Valores a Receber;

Seleciona a opção Iniciar Consulta;

Preencha o número do seu CPF;

Pronto, o sistema verificará se você possui valores a receber de bancos, caso não tenha, não adianta seguir adiante.

Se o sistema disser que há recursos a serem resgatados, você deve consultar os valores e a instituição em que eles estão por meio do Registrato, portal do BC que permite ao cidadão consultar suas informações financeiras.

 

Adicionar Comentário