Notícias
Divisas municipais entre Bom Princípio foram motivo de pauta entre as autoridades de ambos os municípios limítrofes.
Em reunião realizada na manhã de hoje, dia 30, os prefeitos Fábio Persch e Bruno Junges, o vice-prefeito João Weschenfelder, os secretários Daniel Lermen e Luís Carlos Weber, o coordenador do setor de engenharia de Bom Princípio Raul Welter e o advogado Junior Fernando Dutra, de Tupandi, trataram sobre pauta de interesse mútuo: o ajuste das divisas entre os municípios.
Em mapa apresentado pelo Governo do Estado, há dúvidas quanto às divisas entre os municípios, e isso fez com que, inclusive, houvesse levantamento equivocado dos números do IBGE.
Localidades como Arroio das Pedras, Canto Calsing e Vale das Flores, em que os moradores tem o cartão SUS em Bom Princípio e também estudam na rede municipal da Terra do Moranguinho, o senso contabilizou os mesmos como sendo de Tupandi.
A correção dos mapas e adequação dos mesmos deverá ser regularizada e ajustada com a concordância de moradores e poderes municipais (executivo e legislativo). Esse foi um primeiro diálogo entre as partes mas o assunto deve evoluir rapidamente.
Os números do IBGE são questionados por Bom Princípio, que indica que o municípío tem 13132 habitantes, quando em números da saúde local há mais de 16 mil cadastros. Com os números apresentados pelo IBGE Bom Princípio terá perda de arrecadação. A variação dos números, com os ajustes a serem feitos com Tupandi, não deve representar perda para a cidade vizinha.
Há também discordâncias no que diz respeito às divisas com Harmonia, São Sebastião do Caí e Feliz.
A pauta já foi levada também ao Estado e as devidas ações estão sendo tomadas pela esfera pública de Bom Princípio.