Informes Publicitários

Duo Haus Arquitetura & Engenharia busca a melhor solução em construção civil e topografia

A Duo Haus Arquitetura & Engenharia, de São José do Hortêncio/RS, está no mercado de construção civil há quase cinco anos. De propriedade de Felipe Antonio Engeroff (arquiteto e urbanista) e Márcio Cristiano Koch (engenheiro civil), oferece infraestrutura que proporciona ao cliente a comodidade de encontrar profissionais e serviços da área de construção civil e de topografia em um único local.



A seguir, acompanhe entrevista com os sócios da empresa.

 

Guia online Lince Empresas: Como surgiu a empresa?

 

Arquiteto e urbanista Felipe e egenheiro civil Márcio: A Duo Haus Arquitetura & Engenharia surgiu em 05 novembro de 2014, momento em que nos associamos em busca de formalizar uma empresa e juntar os serviços da arquitetura e da engenharia, pois ambas não caminham sozinhas. Inicialmente a empresa começou com o Márcio, que já tinha um escritório de engenharia como autônomo e contava com dois colaboradores acadêmicos em Arquitetura e Urbanismo, o Daniel e a Sara. Após concluir a graduação em Arquitetura e Urbanismo, o Felipe juntou seus conhecimentos, buscando forças e algo formal e de uma abrangência maior. Começamos o escritório oferecendo os serviços de arquitetura e engenharia, basicamente projetos residenciais, comerciais, industriais e projetos de desmembramentos de lotes. Buscamos especializações na área da Topografia, adquirindo o título de Especialista em Informações Espaciais Georreferenciadas (Unisinos) pelo Felipe e Técnico em Agrimensura (Colégio Bom Pastor) pelo Márcio. Entramos nessa área e ampliamos nosso leque de serviços oferecidos aos clientes.



Lince Empresas: Que evoluções teve?

 

Felipe e Márcio: A Duo Haus evoluiu muito nesses quase cinco anos de caminhada. Por meados de fevereiro de 2015, passamos para o nosso novo escritório, em novo endereço, com um espaço físico maior e um ambiente agradável, para receber os nossos clientes e amigos. Com a evolução da marca da empresa e a busca de constante evolução e oferta de serviços aos nossos clientes, passamos também a oferecer os serviços complementares para a implantação de loteamentos, serviço esse que vem sendo procurado cada vez mais em nosso escritório. Somos procurados, pois possuímos uma infraestrutura que proporciona ao cliente a comodidade de encontrar todos os profissionais e serviços que precisar em um único local.

 

Lince Empresas: Qual o panorama atual?

 

Felipe e Márcio: Estamos otimistas com as mudanças atuais do mercado e a constante busca pela nossa empresa por novos clientes. Isso demonstra que estamos no caminho certo, o da excelência em tudo o que fazemos. Atualmente oferecemos muitos serviços aos nossos clientes, desde projeto residenciais, comerciais e industriais, contendo todos os projetos complementares, do arquitetônico ao estrutural, com detalhamento da armadura, como também projetos de retificações de áreas, desmembramentos, fusões de áreas e projetos de loteamentos, que vem sendo o mais procurado. Além dos serviços prestados por nós, temos parceria com profissionais de outras áreas e fornecedores de materiais, os quais indicamos aos nossos clientes. Abrangemos parte do Vale dos Sinos e Vale do Caí, em um raio de aproximadamente 30 km de nosso escritório, e também já fizemos serviços em locais distantes, como Cachoeira do Sul e Rio Grande. Não importa a distância, onde tiver cliente precisando de nossos serviços, estaremos presentes para ajudar.

 

Lince Empresas: Qual o segredo da empresa se manter sólida no mercado?

 

Felipe e Márcio: Nosso segredo é o mais simples e passado de geração em geração dos nossos avós e pais: seja honesto, humilde e faça tudo com amor, como se fosse para você mesmo. É dessa forma que tratamos todos os nossos clientes. Assim, desde o menor projeto até o maior, os clientes recebem o mesmo tratamento e com o respeito que merecem.

 

Lince Empresas: Quais os maiores desafios que encontra?

 

Felipe e Márcio: Os maiores desafios são o que acreditamos ser uma incerteza para todos nós: o acreditar e investir em algo novo ou de expansão. Muitas vezes, somos relutantes para materiais ou técnicas novas que surgem e vem a incerteza de que se dará certo. Entretanto, precisamos nos arriscar e, com calma e certeza, buscamos nos aprimorar cada vez mais, investindo em materiais e técnicas inovadoras, para nos adequarmos ao ritmo da evolução do mercado de prestação de serviços.

 

Lince Empresas: Quais os projetos para o futuro?

 

Felipe e Márcio: Estamos iniciando com a prestação de outros serviços na empresa, facilitando ainda mais para os nossos amigos e clientes. Neste ano de 2019, passamos a realizar, além dos projetos dos loteamentos, o que já vínhamos fazendo, também a execução. A execução do projeto e execução do loteamento é realizada mediante o pagamento em lotes. Dependendo das exigências legais e complexidade de execução do loteamento, é acordado com o cliente um número de lotes pelos serviços a prestar. Com isso, o proprietário da área a lotear não necessita investir nada para obter um loteamento e poder vender lotes e, assim, aumentar a rentabilidade da área.

 

Lince Empresas: Como se deu a escolha pelas profissões de arquiteto e engenheiro?

 

Felipe e Márcio: Acreditamos que a escolha dos cursos foi em função das aptidões que cada um de nós possui. O Felipe optou em cursar Arquitetura e Urbanismo, pois sempre gostou de arte e de criar. O Márcio optou pela Engenharia Civil, pois gosta de exatidão, precisão e cálculos.

 

Lince Empresas: Que características pessoais são importantes nas duas profissões?

 

Felipe e Márcio: São profissões que se complementam e devem andar juntas. Enquanto, durante todo o curso, a Arquitetura é voltada à parte de criação, funcionalidade e ergonomia, a Engenharia é focada na parte técnica.

 

Lince Empresas: O que é atual em termos de construção civil?

 

Felipe e Márcio: O mais atual, porém menos aceito e difundido em nossa região, é a construção com Light Steel Frame, que consiste em uma estrutura em perfis de aço galvanizado e cobrimento em chapas cimentícias e isolamento termoacústico. Ainda há uma enorme resistência na utilização, por motivos culturais de aceitabilidade, pois, por ser uma estrutura muito mais leve, dá a impressão de ser frágil, e ainda pelo custo, que ainda é mais caro que a construção em alvenaria convencional.

 

Lince Empresas: Quais são tendências da construção para o futuro?

 

Felipe e Márcio: A construção tende a ser cada vez mais racionalizada, aproveitando os materiais ao máximo, evitando desperdícios, o que denominamos construções sustentáveis e ecologicamente corretas.

 

Lince Empresas: Que impactos a construção civil gera ao meio ambiente?

 

Felipe e Márcio: Os impactos que podemos citar de imediato é a geração de resíduos, como entulhos de materiais, e a impermeabilização do solo, devido à própria construção e calçadas/rampas realizadas nos lotes.

 

Lince Empresas: Atualmente, existe preocupação com a sustentabilidade planetária?

 

Felipe e Márcio: Em todos os projetos de arquitetura que realizamos, procuramos nos preocupar com a eficiência energética da construção, atendendo à Lei 15.575 – Norma de Desempenho. Assim, aplicamos detalhes simples, como a utilização de blocos cerâmicos de vedação com 19cm de espessura (mais reboco interno e externo) nas paredes externas da construção, oferecendo um isolamento térmico e acústico superior, não sendo necessário tanta utilização de sistemas de climatização; promovemos a circulação de ar cruzada, possibilitando uma renovação de ar maior no ambiente e uma climatização natural; criamos dormitórios em faces com insolação (N, L e O), oferecendo uma melhor qualidade de vida aos usuários, já que o dormitório é o local onde mais permanecemos em nossos lares.

 

Lince Empresas: Em que sentido a tecnologia contribui para o trabalho de arquitetura e engenharia?

 

Felipe e Márcio: A tecnologia vem facilitado muito o trabalho da arquitetura e engenharia.  Na área da topografia e agrimensura, o GPS (GNSS) revolucionou a área, tornando possível a utilização dos GPS disponíveis na órbita, para a triangulação de sinais e a obtenção de coordenadas precisas em qualquer local do globo terrestre. Na área da arquitetura, os programas BIM estão tornando possível um projeto mais detalhado e a obtenção de informações de forma automática e imediata ao final do projeto.

 

Lince Empresas: Outras informações a acrescentar?

 

Felipe e Márcio: Importante salientar que cada projeto é analisado com atenção, para que possamos oferecer ao cliente a melhor solução e o máximo de aproveitamentos de sua área ou construção.





 

DUO HAUS ARQUITETURA & ENGENHARIA

 

Endereço: Avenida Mathias Steffens, nº 4756, Bairro Centro, São José do Hortêncio/RS

Telefone comercial: (51) 3571-1014

Telefone arquiteto: (51) 99555.7012 (Whatsapp)

Telefone engenheiro: (51) 99546.0154 (Whatsapp)

E-mail: contato@duohaus.net, felipe@duohaus.net, marcio@duohaus.net

Facebook: www.facebook.com/duohausarqeeng

Instagram: duo_haus

Site: www.duohaus.net





Redação: Mery Regina Griebler

Adicionar Comentário