Neste domingo, dia 2 de outubro, 156 milhões de eleitores de todo o Brasil irão às urnas para escolher os novos representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Os eleitores terão das 8 às 17h para se dirigirem às suas respectivas zonas e seções eleitorais, onde deverão votar na seguinte ordem: deputado federal (quatro números), deputado estadual (cinco números), senador (três números), governador (dois números) e presidente da República (dois números).
Para presidente, há 12 candidatos postulantes ao cargo. Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, foram registradas 1.371 candidaturas: 11 para governador, 9 para senador, 539 para deputado federal e 812 para deputado estadual.
Candidatos a presidente
Ciro Gomes (PDT): 12
Felipe D’Ávila (Novo): 30
Jair Bolsonaro (PL): 22
José Maria Eymael (DC): 27
Léo Péricles (UP): 80
Lula (PT): 13
Pablo Marçal (Pros): 90
Roberto Jefferson (PTB): 14
Simone Tebet (MDB): 15
Sofia Manzano (PCB): 21
Soraya Thronicke (União): 44
Vera Lucia (PSTU): 16
Candidatos a governador
Carlos Messalla (PCB): 21
Edegar Pretto (PT): 13
Eduardo Leite (PSDB): 45
Luis Carlos Heinze (PP): 11
Onyx Lorenzoni (PL): 22
Rejane de Oliveira (PSTU): 16
Ricardo Jobim (Novo): 30
Roberto Argenta (PSC): 20
Vicente Bogo (PSB): 40
Vieira da Cunha (PDT): 12
Candidatos a senador
Ana Amélia Lemos (PSD): 555
Fabiana Sanguiné (PSTU): 160
Francisco Settineri (PCO): 290
Hamilton Mourão (Republicanos): 100
Maristela Zanotto (PSC): 200
Olívio Dutra (PT): 131
Paulo Rosa (DC): 270
Professor Nado (Avante): 700
Sanny Figueiredo (PSB): 400
O que preciso para votar?
Comparecer na seção eleitoral com um documento oficial de identificação com foto, podendo ser: Carteira de identidade, Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS), Passaporte, Certificado de Reservista, Carteira de Categoria Profissional reconhecida por lei (OAB, CREA, CRM, CRA, etc.), e-Título (via digital do Título de Eleitor, que pode ser baixado e utilizado como documento de identificação para os eleitores que já realizaram o cadastro biométrico e tenham a fotografia disponibilizada no aplicativo).
Saber o local onde vota também é importante. Caso não lembre o local busque esta informação com antecedência no site do Tribunal Superior Eleitoral (https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome), pelo SOS Eleitor (telefone nº 148) ou num Cartório Eleitoral da região.
Ainda, para uma eleição mais tranquila, o eleitor pode levar consigo uma caneta, para evitar o uso da caneta da seção e a colinha, para votar mais rápido. Ao entrar na seção eleitoral, o cidadão deverá apresentar ao presidente o documento oficial de identificação com foto e colocar o celular, tablet, máquina fotográfica ou equipamento similar no local onde o presidente da mesa indicar. Para este ano, o TSE proibiu o ingresso na seção eleitoral com telefone celular.
Qual a ordem de votação dos cargos?
1º) Deputado Federal (4 dígitos);
2º) Deputado Estadual (5 dígitos);
3º) Senador (3 dígitos);
4º) Governador/Vice-Governador (2 dígitos);
5º) Presidente/Vice-Presidente (2 dígitos).
Atenção
É importante se certificar de que esteja digitando o número correspondente ao candidato desejado no respectivo cargo. O eleitor deve olhar para a foto do seu candidato antes de ‘confirmar’. Ou seja, é indicado que se aperte o botão ‘CONFIRMA’, somente após ver a foto do seu candidato. Nesta eleição ainda há uma novidade. O eleitor só conseguirá confirmar o voto 1 segundo após digitar o voto na urna eletrônica.
Não estarei na cidade onde voto no dia da eleição. Como justifico?
A forma mais fácil de justificar o voto é pelo app ‘e-Título’, podendo o eleitor, no dia da eleição, justificar no próprio app, sem sair de casa. Basta selecionar a opção de justificar e o aplicativo identificará pelo georreferenciamento que o eleitor está fora de sua cidade, habilitando a justificativa.
Caso não consiga justificar pelo app, o eleitor pode justificar em qualquer seção eleitoral. Para a justificativa na seção eleitoral deverá apresentar um documento oficial com foto e o número do título de eleitor. Por isso, caso não tenha o número do Título, busque o número com antecedência no site do Tribunal Superior Eleitoral (https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consultapor-nome), pelo SOS Eleitor (telefone nº 148) ou num Cartório Eleitoral da região.
TRE recomenda que os eleitores preparem uma cola com os números de todos os candidatos em quem pretendem votar:
Fonte: Jornal Primeira Hora