A falta de energia elétrica mais uma vez causou transtornos e protestos.
Em Bom Princípio, foram muitas as manifestações de revolta nas redes sociais. Moradores de Arroio das Pedras chegaram a protestar interrompendo a estrada com um trator até que a equipe de técnicos que prestam serviços para a RGE Sul efetuasse o conserto.
Faz tempo que as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica têm causado prejuízos em diversas cidades da região. E a situação ficou ainda mais grave entre domingo e o início desta última semana, quando ocorreram temporais com vento, chuva e granizo. Com raios, queda de fios e postes, o problema aumentou em muitos pontos. Em alguns locais a falta de luz durou vários dias.
Postes que caíram tiveram que ser substituídos como na estrada do Vale das Flores, em Bom Princípio. Situações mais graves foram registradas em Linha Tamandaré, Morro Luft, Passo Salseiro e parte do Morro Bambu. Na Bela Vista, a escola e algumas residências ficaram sem luz por vários dias.
Conforme moradores de Arroio das Pedras, os animais estavam também sem água, devido à falta de energia nos poços artesianos. Então decidiram fechar a estrada até que o problema fosse solucionado. Pelas redes sociais, também muitos moradores protestaram. “Só davam previsão de conserto que não cumpriam. Então fechamos a rua até que o serviço fosse feito. Quatro dias para arrumar”, protestou Jeferson Hoff em sua página no Facebook da internet, mostrando fotos do protesto em que um trator foi utilizado para interromper a estrada.
Em Santa Teresinha e Morro Tico-Tico, também muita revolta. Além das residências, a demora no retorno da luz causou prejuízos principalmente para as empresas, ainda mais as que dependem de sistema de refrigeração. “É um descaso. Confecções, serrarias e muita carne no freezer estragando. E não é de hoje, pois faz muito tempo que isso acontece”, reclama Rosa Lucia Ledur. “São dezenas de protocolos não atendidos pela RGE, de vários pontos de Bom Princípio”, protesta a advogada Mara Elaine Dresch Kaspary. Ela cita o caso de uma família que tem um bebê com necessidades especiais e que estava sem água e luz. “É caso de Polícia. Vamos formar uma comissão. Não podemos aceitar isso. Um dano coletivo”, completa.
Alguns moradores e empresários inclusive ameaçam entrar na Justiça contra a RGS Sul devido aos prejuízos. Algumas empresas e até famílias tiveram que apelar para o aluguel ou até compra de geradores, tendo altos custos. Bombeiros e a Prefeitura tiveram que auxiliar, principalmente levando água para os mais necessitados.
Conforme a Prefeitura, o prefeito Fábio Persch fez diversos contatos com a RGE Sul, pedindo providências, mas lembra que a solução não depende do município, sendo de responsabilidade da fornecedora de energia.
Problema em mais municípios
Em outros municípios próximos, também ocorreram problemas de falta de energia devido aos temporais, como em Vale Real, Feliz, Harmonia, São Vendelino, Alto Feliz, Tupandi e outros. Muitos foram os pedidos de providências junto a RGE Sul, mas, devido à grande demanda, o abastecimento também demorou para ser normalizado.
Nota da RGE SUL
A RGE Sul informa que as equipes da empresa estão fazendo inspeções na rede para identificar possíveis danos que ainda estejam prejudicando o fornecimento, em função da sequência de temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nesta semana. Essas inspeções são necessárias porque não há como a empresa saber casos individuais de falta de luz. Na medida em que os danos são identificados e a manutenção executada, a energia é religada.
A RGE Sul orienta os clientes que ainda não foram atendidos para entrar em contato, pela Central de Atendimento pelo telefone 0800 707 7272. Também pode ser enviado SMS com a palavra LUZ + Código de Cliente para 27350 (se nunca usou o serviço, o cliente deve enviar antes IN + Código de Cliente para o mesmo número para cadastro). É possível acessar o site da RGE ou baixar o aplicativo da CPFL Energia, disponível para Android e IOS. E a companhia alerta para que ninguém toque em fios caídos ou quaisquer outros equipamentos elétricos. Não é possível saber se estão ou não energizados e o risco de acidente, inclusive fatal, é alto.
Edição: Guilherme Baptista
Em Bom Princípio, foram muitas as manifestações de revolta nas redes sociais. Moradores de Arroio das Pedras chegaram a protestar interrompendo a estrada com um trator até que a equipe de técnicos que prestam serviços para a RGE Sul efetuasse o conserto.
Faz tempo que as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica têm causado prejuízos em diversas cidades da região. E a situação ficou ainda mais grave entre domingo e o início desta última semana, quando ocorreram temporais com vento, chuva e granizo. Com raios, queda de fios e postes, o problema aumentou em muitos pontos. Em alguns locais a falta de luz durou vários dias.
Postes que caíram tiveram que ser substituídos como na estrada do Vale das Flores, em Bom Princípio. Situações mais graves foram registradas em Linha Tamandaré, Morro Luft, Passo Salseiro e parte do Morro Bambu. Na Bela Vista, a escola e algumas residências ficaram sem luz por vários dias.
Conforme moradores de Arroio das Pedras, os animais estavam também sem água, devido à falta de energia nos poços artesianos. Então decidiram fechar a estrada até que o problema fosse solucionado. Pelas redes sociais, também muitos moradores protestaram. “Só davam previsão de conserto que não cumpriam. Então fechamos a rua até que o serviço fosse feito. Quatro dias para arrumar”, protestou Jeferson Hoff em sua página no Facebook da internet, mostrando fotos do protesto em que um trator foi utilizado para interromper a estrada.
Em Santa Teresinha e Morro Tico-Tico, também muita revolta. Além das residências, a demora no retorno da luz causou prejuízos principalmente para as empresas, ainda mais as que dependem de sistema de refrigeração. “É um descaso. Confecções, serrarias e muita carne no freezer estragando. E não é de hoje, pois faz muito tempo que isso acontece”, reclama Rosa Lucia Ledur. “São dezenas de protocolos não atendidos pela RGE, de vários pontos de Bom Princípio”, protesta a advogada Mara Elaine Dresch Kaspary. Ela cita o caso de uma família que tem um bebê com necessidades especiais e que estava sem água e luz. “É caso de Polícia. Vamos formar uma comissão. Não podemos aceitar isso. Um dano coletivo”, completa.
Alguns moradores e empresários inclusive ameaçam entrar na Justiça contra a RGS Sul devido aos prejuízos. Algumas empresas e até famílias tiveram que apelar para o aluguel ou até compra de geradores, tendo altos custos. Bombeiros e a Prefeitura tiveram que auxiliar, principalmente levando água para os mais necessitados.
Conforme a Prefeitura, o prefeito Fábio Persch fez diversos contatos com a RGE Sul, pedindo providências, mas lembra que a solução não depende do município, sendo de responsabilidade da fornecedora de energia.
Problema em mais municípios
Em outros municípios próximos, também ocorreram problemas de falta de energia devido aos temporais, como em Vale Real, Feliz, Harmonia, São Vendelino, Alto Feliz, Tupandi e outros. Muitos foram os pedidos de providências junto a RGE Sul, mas, devido à grande demanda, o abastecimento também demorou para ser normalizado.
Nota da RGE SUL
A RGE Sul informa que as equipes da empresa estão fazendo inspeções na rede para identificar possíveis danos que ainda estejam prejudicando o fornecimento, em função da sequência de temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nesta semana. Essas inspeções são necessárias porque não há como a empresa saber casos individuais de falta de luz. Na medida em que os danos são identificados e a manutenção executada, a energia é religada.
A RGE Sul orienta os clientes que ainda não foram atendidos para entrar em contato, pela Central de Atendimento pelo telefone 0800 707 7272. Também pode ser enviado SMS com a palavra LUZ + Código de Cliente para 27350 (se nunca usou o serviço, o cliente deve enviar antes IN + Código de Cliente para o mesmo número para cadastro). É possível acessar o site da RGE ou baixar o aplicativo da CPFL Energia, disponível para Android e IOS. E a companhia alerta para que ninguém toque em fios caídos ou quaisquer outros equipamentos elétricos. Não é possível saber se estão ou não energizados e o risco de acidente, inclusive fatal, é alto.
Edição: Guilherme Baptista