Notícias
Feira Brasileira do Varejo acontece de hoje a quarta-feira, na Fiergs, em Porto Alegre
A nova realidade das relações de consumo e as tendências que estão moldando o futuro do setor serão a tônica da 6ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), maior evento de varejo do país, realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, de 28 a 30 de maio. Pela primeira vez sendo realizada na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a FBV vai reunir em um mesmo espaço fornecedores, lojistas e especialistas de renome nacional e internacional para três dias de interação, experiências, debates, negócios e muita inspiração. “É um momento de união entre lojistas e aqueles que buscam o desenvolvimento por meio do trabalho”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente da FBV. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o evento promove o conhecimento e incentiva parcerias. “A FBV contribui para o crescimento e a qualificação do varejo nacional”, destaca.
Com visitação aberta e gratuita ao público, a FBV 2018 contará com 70 expositores de empresas especializadas em soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing e outros serviços e produtos voltados ao segmento. São esperadas cerca de oito mil pessoas que, além de visitar os estandes, conhecer as principais novidades do setor e fazer negócios, poderão assistir gratuitamente às palestras do FBV Talks, que acontecem durante os três dias de evento, novidade nesta 6ª edição. Paralelo à 6ª edição da FBV, acontece a RS Moda, feira da indústria apoiada pelo Sindilojas Porto Alegre e realizada pelo Sindicato da Indústria do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs), com o objetivo de fortalecer a conexão entre o varejo e a indústria gaúcha de vestuário, valorizando a produção regional.
Uma das atrações de destaque da 6ª edição da FBV será a Trend Store, projeto desenvolvido exclusivamente pelo Sindilojas Porto Alegre para apresentar as novas tendências do setor integrando físico e digital. Além dela, muitas outras iniciativas vão movimentar o evento, como o Varejo Now, o Desafio Fashion, o Varejo Experience e a exposição do Retail Design Institute, propostas que ampliam conhecimento, fomentam a troca de experiências e propõem soluções inovadoras para o varejo, em consonância com as demandas de um mercado em transformação. Informações detalhadas sobre todas as atividades do evento podem ser encontradas no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br.
CONGRESSO BRASILEIRO DO VAREJO
Desde a sua estreia, em 2013, em paralelo à FBV, acontece o Congresso Brasileiro do Varejo, que este ano reúne cerca de 40 dos principais nomes de referência nacional e internacional no setor para uma concorrida agenda de palestras. Entre os palestrantes confirmados, estão José Galló, diretor-presidente da Lojas Renner; Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans; João Appolinário, fundador e proprietário da Polishop; Martha Gabriel, Escritora e consultora, Eduardo Tevah, empresário, consultor e palestrante; Patrícia Palermo, economista-chefe da Fecomércio-RS; Gil Giardelli, estudioso de cultura digital e Nathalia Arcuri, influenciadora digital, coach financeira e criadora do canal Me Poupe!; e Ronaldo Fraga, estilista. A programação completa e inscrições/valores para o congresso estão disponíveis no endereço www.feirabrasileiradovarejo.com.br/congresso/palestrantes-2018.
HISTÓRICO DO EVENTO
A Feira Brasileira do Varejo está no calendário nacional de eventos e atividades voltadas para o varejo e é um importante evento para o setor. Com a iniciativa do Sindilojas Porto Alegre, o evento tem o objetivo de reunir, em um só local, lojistas e fornecedores do varejo. A feira reúne diversos expositores que apresentam soluções e inovações para o comércio nas áreas de tecnologia, vitrinismo, comunicação, serviços visuais, capacitações, mobiliários, entre outros. Em paralelo à feira, ocorre também o Congresso Brasileiro do Varejo, que traz para a capital gaúcha especialistas de referência nacional e internacional para discutir as tendências e os desafios do setor no Brasil.
A primeira edição da Feira Brasileira do Varejo aconteceu em julho de 2013, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Foram três dias de muito conhecimento sobre gestão, marketing e tendências. Grandes nomes como o do escritor Mario Sérgio Cortella e da especialista em Marketing Digital, Martha Gabriel, marcaram presença na primeira edição da Feira Brasileira do Varejo e do Congresso Brasileiro do Varejo.
Em 2014, o evento aconteceu no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Passando de um espaço de 600m² para 2 mil m², a 2ª Feira Brasileira do Varejo recebeu 40 expositores e promoveu diversas atividades como mesas-redondas, workshops e visitas técnicas. No Congresso Brasileiro do Varejo o destaque foi a participação de Luiza Helena Trajano, CEO da Magazine Luiza, e de Paco Underhill, especialista com reconhecimento mundial em ciência do consumo. Cerca de quatro mil pessoas estiveram presentes entre os dias 15, 16 e 17 de setembro.
Na edição de 2015, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de julho, o evento reuniu 5.300 visitantes. Realizada pela segunda vez no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, a Feira contou com mais de 50 expositores em 69 estandes trazendo inovações e soluções tecnológicas para o setor varejista. Um dos maiores destaques da Feira foi a Smart Store, exposta pela primeira vez no Rio grande do Sul. O estande reuniu as tendências do varejo 3.0 com mais de 30 tecnologias sendo apresentadas ao público. No Congresso Brasileiro do Varejo, nomes como o da Dra. Regiane Relva Romano, idealizadora da Smart Store; Pedro Janot, CEO da Contravento; Donny De Nuccio, economista e apresentador do programa Conta Corrente da Globo News; e de Junior Maicá, criador do site O Bairrista; brilharam entre os 30 participantes de palestras e mesas-redondas. O Café com Lojistas, tradicional encontro mensal do Sindicato, integrou pela primeira vez a programação do Congresso com a palestra “A venda inteligente que gera resultado”, do especialista em marketing Ricardo Lemos.
Em 2016, a 4ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que aconteceu de 06 a 08 de julho, foi recorde de visitação. Foram mais de 6.200 visitantes durante os três dias de Feira. Tecnologia, inovação e muito conteúdo sobre o varejo fizeram desta edição um sucesso, além de reunir lojistas e fornecedores em um espaço repleto de novidades. Foram três dias de intenso crescimento para o varejo com palestras de profissionais renomados do mercado e oportunidades por todos os lados. Grandes nomes, como o de Marco Aurélio Raymundo, fundador da Mormaii, como o do jornalista Ricardo Boechat, do fundador e CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, do cientista de dados e fundador da Cappra Data Science Team, Ricardo Cappra e muitas outras personalidades passaram por essa edição da Feira Brasileira do Varejo. Outro grande sucesso da Feira foram os robôs NAO e Tiki, da RobotLab, que vieram pela primeira vez ao Brasil, trazendo um novo conceito para as vendas do varejo.
Em 2017, a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo superou todas as expectativas! Consolidada como um dos principais eventos do setor varejista no Brasil, reuniu aproximadamente 7 mil pessoas em três dias de evento e obteve 92,4% de satisfação entre os visitantes. Foram mais de 20h de debates no Congresso Brasileiro do Varejo que reuniu em um só lugar 61 palestrantes de referência para o varejo nacional e internacional. Com mais de 50 expositores apresentou as mais recentes soluções para o ponto de venda e inovações tecnológicas, entre outros. Além disso, gerou a prospecção de cerca de 1.300 negócios entre lojistas e fornecedores.
Informações: Feira Brasileira do Varejo e Sindilojas
Com visitação aberta e gratuita ao público, a FBV 2018 contará com 70 expositores de empresas especializadas em soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing e outros serviços e produtos voltados ao segmento. São esperadas cerca de oito mil pessoas que, além de visitar os estandes, conhecer as principais novidades do setor e fazer negócios, poderão assistir gratuitamente às palestras do FBV Talks, que acontecem durante os três dias de evento, novidade nesta 6ª edição. Paralelo à 6ª edição da FBV, acontece a RS Moda, feira da indústria apoiada pelo Sindilojas Porto Alegre e realizada pelo Sindicato da Indústria do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs), com o objetivo de fortalecer a conexão entre o varejo e a indústria gaúcha de vestuário, valorizando a produção regional.
Uma das atrações de destaque da 6ª edição da FBV será a Trend Store, projeto desenvolvido exclusivamente pelo Sindilojas Porto Alegre para apresentar as novas tendências do setor integrando físico e digital. Além dela, muitas outras iniciativas vão movimentar o evento, como o Varejo Now, o Desafio Fashion, o Varejo Experience e a exposição do Retail Design Institute, propostas que ampliam conhecimento, fomentam a troca de experiências e propõem soluções inovadoras para o varejo, em consonância com as demandas de um mercado em transformação. Informações detalhadas sobre todas as atividades do evento podem ser encontradas no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br.
CONGRESSO BRASILEIRO DO VAREJO
Desde a sua estreia, em 2013, em paralelo à FBV, acontece o Congresso Brasileiro do Varejo, que este ano reúne cerca de 40 dos principais nomes de referência nacional e internacional no setor para uma concorrida agenda de palestras. Entre os palestrantes confirmados, estão José Galló, diretor-presidente da Lojas Renner; Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans; João Appolinário, fundador e proprietário da Polishop; Martha Gabriel, Escritora e consultora, Eduardo Tevah, empresário, consultor e palestrante; Patrícia Palermo, economista-chefe da Fecomércio-RS; Gil Giardelli, estudioso de cultura digital e Nathalia Arcuri, influenciadora digital, coach financeira e criadora do canal Me Poupe!; e Ronaldo Fraga, estilista. A programação completa e inscrições/valores para o congresso estão disponíveis no endereço www.feirabrasileiradovarejo.com.br/congresso/palestrantes-2018.
HISTÓRICO DO EVENTO
A Feira Brasileira do Varejo está no calendário nacional de eventos e atividades voltadas para o varejo e é um importante evento para o setor. Com a iniciativa do Sindilojas Porto Alegre, o evento tem o objetivo de reunir, em um só local, lojistas e fornecedores do varejo. A feira reúne diversos expositores que apresentam soluções e inovações para o comércio nas áreas de tecnologia, vitrinismo, comunicação, serviços visuais, capacitações, mobiliários, entre outros. Em paralelo à feira, ocorre também o Congresso Brasileiro do Varejo, que traz para a capital gaúcha especialistas de referência nacional e internacional para discutir as tendências e os desafios do setor no Brasil.
A primeira edição da Feira Brasileira do Varejo aconteceu em julho de 2013, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Foram três dias de muito conhecimento sobre gestão, marketing e tendências. Grandes nomes como o do escritor Mario Sérgio Cortella e da especialista em Marketing Digital, Martha Gabriel, marcaram presença na primeira edição da Feira Brasileira do Varejo e do Congresso Brasileiro do Varejo.
Em 2014, o evento aconteceu no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Passando de um espaço de 600m² para 2 mil m², a 2ª Feira Brasileira do Varejo recebeu 40 expositores e promoveu diversas atividades como mesas-redondas, workshops e visitas técnicas. No Congresso Brasileiro do Varejo o destaque foi a participação de Luiza Helena Trajano, CEO da Magazine Luiza, e de Paco Underhill, especialista com reconhecimento mundial em ciência do consumo. Cerca de quatro mil pessoas estiveram presentes entre os dias 15, 16 e 17 de setembro.
Na edição de 2015, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de julho, o evento reuniu 5.300 visitantes. Realizada pela segunda vez no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, a Feira contou com mais de 50 expositores em 69 estandes trazendo inovações e soluções tecnológicas para o setor varejista. Um dos maiores destaques da Feira foi a Smart Store, exposta pela primeira vez no Rio grande do Sul. O estande reuniu as tendências do varejo 3.0 com mais de 30 tecnologias sendo apresentadas ao público. No Congresso Brasileiro do Varejo, nomes como o da Dra. Regiane Relva Romano, idealizadora da Smart Store; Pedro Janot, CEO da Contravento; Donny De Nuccio, economista e apresentador do programa Conta Corrente da Globo News; e de Junior Maicá, criador do site O Bairrista; brilharam entre os 30 participantes de palestras e mesas-redondas. O Café com Lojistas, tradicional encontro mensal do Sindicato, integrou pela primeira vez a programação do Congresso com a palestra “A venda inteligente que gera resultado”, do especialista em marketing Ricardo Lemos.
Em 2016, a 4ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que aconteceu de 06 a 08 de julho, foi recorde de visitação. Foram mais de 6.200 visitantes durante os três dias de Feira. Tecnologia, inovação e muito conteúdo sobre o varejo fizeram desta edição um sucesso, além de reunir lojistas e fornecedores em um espaço repleto de novidades. Foram três dias de intenso crescimento para o varejo com palestras de profissionais renomados do mercado e oportunidades por todos os lados. Grandes nomes, como o de Marco Aurélio Raymundo, fundador da Mormaii, como o do jornalista Ricardo Boechat, do fundador e CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, do cientista de dados e fundador da Cappra Data Science Team, Ricardo Cappra e muitas outras personalidades passaram por essa edição da Feira Brasileira do Varejo. Outro grande sucesso da Feira foram os robôs NAO e Tiki, da RobotLab, que vieram pela primeira vez ao Brasil, trazendo um novo conceito para as vendas do varejo.
Em 2017, a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo superou todas as expectativas! Consolidada como um dos principais eventos do setor varejista no Brasil, reuniu aproximadamente 7 mil pessoas em três dias de evento e obteve 92,4% de satisfação entre os visitantes. Foram mais de 20h de debates no Congresso Brasileiro do Varejo que reuniu em um só lugar 61 palestrantes de referência para o varejo nacional e internacional. Com mais de 50 expositores apresentou as mais recentes soluções para o ponto de venda e inovações tecnológicas, entre outros. Além disso, gerou a prospecção de cerca de 1.300 negócios entre lojistas e fornecedores.
Informações: Feira Brasileira do Varejo e Sindilojas