Notícias

Festa dos 150 anos reuniu mais de 25 mil pessoas

O último final de semana foi de pura celebração em São Sebastião do Caí. Em comemoração aos 150 anos do município, mais de 25 mil pessoas passaram pelo Parque Centenário e pelo Cais do Porto, onde vivenciaram momentos de emoção, cultura e história.

As festividades iniciaram na quarta-feira, dia 30 de abril, com a escolha das soberanas da 23ª Festa da Bergamota e das Flores, que será realizada em 2026. Em uma noite de beleza e tradição, Gabriela Azeredo foi coroada rainha, ao lado das princesas Jade Dutra e Lunna Oderich. A celebração, que ocorreu no Ginásio A do Parque Centenário, foi encerrada com o show da Banda Barbarella, que animou o público noite adentro.

No feriado de 1º de maio, dia do aniersário do município, o Parque Centenário recebeu o 12º Encontro de Carros Antigos de São Sebastião do Caí, que reuniu cerca de 850 veículos e atraiu visitantes de diversas regiões. Já à noite, o Cais do Porto se transformou em um verdadeiro palco a céu aberto para um espetáculo emocionante que resgatou a história do município por meio da personagem Perpétua. O Sobrado do Porto – a casa mais antiga da cidade, localizada às margens do Rio Caí – ganhou vida com uma belíssima projeção mapeada, danças de grupos locais, a chegada simbólica de autoridades pelo rio e a presença de prefeitos das cidades filhas de São Sebastião do Caí marcaram presença no espetáculo. O momento do “Parabéns” foi conduzido pela cantora Luiza Barbosa, logo após a um show de fogos que encantou o público presente. A noite foi coroada com o corte e distribuição da cuca de 150 metros, preparada com a ajuda da comunidade. Estima-se que mais de 130 entidades, empresas e pessoas físicas tenham colaborado com as doações de cucas.

Já a sexta-feira foi dedicada às escolas, com premiações de concursos estudantis e diversas apresentações artísticas. À noite, o humorista Badin, o Colono, arrancou risadas do público em uma apresentação especial. Durante o evento, autoridades, representantes da prefeitura e entidades locais como os Bombeiros Voluntários e o projeto Juntos pelo Caí aproveitaram a ocasião para agradecer formalmente ao comediante pelas doações feitas à cidade durante as enchentes no Rio Grande do Sul, por meio da campanha “Vaquinha do Badin”. Ainda na noite de sexta-feira, personalidades que marcaram a história de São Sebastião do Caí foram homenageadas em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao município. O encerramento da noite foi animado por apresentações de grupos locais de pagode, que contagiaram o público com muita energia, ritmo e alegria.

No sábado pela manhã, os festejos continuaram com um passeio histórico guiado pelo professor Dr. Caio F. Flores Coelho. O roteiro percorreu construções e pontos históricos da cidade, oferecendo aos participantes um mergulho no passado caiense por meio de relatos, curiosidades e reflexões sobre o patrimônio local. A programação do sábado também contou com atividades voltadas ao tradicionalismo, com uma churrasqueira comunitária o público pode levar sua carne ou comprar no local e assá-la com amigos dentro da própria festa. O sábado também contou com a abertura oficial da safra de bergamota, evento feito em uma parceria da Emater com a Secretaria da Agricultura. O encerramento das comemorações foi marcado por uma grande celebração. A banda Brilha Som emocionou o público com sucessos como Querida Amiga e A Lua e a Noite, reforçando o clima de nostalgia e alegria. Além dos shows, o evento contou com exposições de artesãos locais, produtos coloniais, um memorial dedicado à história do Caí no Ginásio B, um museu itinerante que encantou os visitantes com vestidos das ex-soberanas, ambientações que relembravam casas antigas e a Galeria dos Prefeitos, que narra a trajetória política e administrativa da cidade.

O encerramento oficial dos festejos ocorreu no domingo, com um agradecimento especial do prefeito e das autoridades presentes à comissão organizadora e à comunidade que tornou o evento possível. O show da Banda Pandora fechou a programação com muita música e celebração.

Adicionar Comentário