Notícias
Festival de Bonecos de Canela traz espetáculos da Espanha, Itália, Rússia, Grécia e Brasil
O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela chega a sua 27ª edição neste ano de 2015. O evento inicia na sábado, 03 de outubro e se estende até a outra segunda-feira, 12 de outubro. O renomado bonequeiro espanhol Jordi Bertran, o grupo The Family Theater, da Itália, Clair de Lune, da Rússia, e Clowns Houses, da Grécia, são os internacionais que estarão no Festival. Do Brasil, o evento contará com o Grupo Só Rindo, da Região das Hortênsias, que chega direto do Festival de Charleville, na França, Cia Goliardos, De Pernas pro Ar, Cia Lisi Berti e ainda os espetáculos Mirim e Gestão Ambiental e Os Contadores de Histórias – Bonecos, que falam por meio de mentes pensantes.
A tradicional programação de rua do Festival, sempre gratuita, o desfile de bonecos e bonequeiros, quando o público mais interage, espetáculos nos Teatro Municipal e Teatro Laje de Pedra, oficinas, exposições e ainda um trabalho social, que levará peças ao Oásis Santa Angela e ao Presídio Estadual de Canela, tomarão conta da cidade nestes 11 dias do Festival Bonecos de Canela, com toda a magia que a arte bonequeira traz. As entradas pagas tem o valor de R$ 20,00 e R$ 40,00 (programação, valores e orientações para a aquisição de ingressos estão no link http://bonecoscanela.com.br/programacao/).
O 27º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela é uma realização da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Canela, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site http://bonecoscanela.com.br/.
Um pouco da história
Em 1989, a Prefeitura de Canela e a Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB) realizaram uma Mostra de Teatro de Bonecos, como lançamento do 3º Festival de Teatro de Canela, evento de cunho nacional que trazia o melhor do teatro do Brasil e América Latina. O evento de bonecos, que já havia acontecido antes em Caxias do Sul, estava sem lugar definido para acontecer.
Assim, a Coordenadoria de Artes Cênica (CODEC), órgão de Cultura do Estado, sob o comando de Jorge Carlos Appel, e a Prefeitura de Canela resolveram lançar o evento de teatro com a Mostra de Teatro de Bonecos. Num primeiro momento, a comunidade de Canela esperava por um evento infantil de fantoches, sem grandes expectativas em relação à programação e desconhecendo totalmente a arte titiriteira. Mas o que estava por acontecer era muito poderoso e viria a mexer com toda a cidade e marcar, para sempre, o calendário de eventos de Canela.
Nestes 27 anos, centenas de grupos de teatro de bonecos do Brasil e do mundo inteiro participaram do evento. Além de oportunizar espetáculos inesquecíveis ao público, o Festival oportuniza troca de experiência entre os profissionais da área.
Informações: 27º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/Canela