Notícias

Festival de Cinema de Gramado celebra a diversidade

De 17 a 25 de agosto, Gramado sedia a 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Serão 48 filmes em competição, 14 em longa-metragem (nove brasileiros e cinco estrangeiros), 14 curtas na mostra nacional, além de outras 20 produções do Rio Grande do Sul, que concorrem na Mostra Gaúcha de Curtas, realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ao todo, 14 estados e nove países estão representados. E haverá ainda a participação especial de filmes provenientes da Itália, que é o país convidado desta 46ª edição.

 

O Festival deste ano não terá um tema, mas vários, apontando para a diversidade temática e de linguagem. Entre os gêneros, há cinebiografias, drama, comédia, realismo fantástico e animação, por exemplo. E os temas orbitam entre questões contemporâneas como a vida de jovens em grandes centros urbanos, a homossexualidade na terceira idade e o sonho de ser jogador de futebol, mas também resgatam a memória e o passado de grandes personalidades e de importantes momentos históricos nacionais. Haverá ainda espaço para a experimentação estética, com obras que prometem surpreender os espectadores.





HISTÓRIA

 

O Festival de Cinema de Gramado fez os holofotes do cinema brasileiro e latino se voltarem para a Serra Gaúcha, firmando Gramado como um dos destinos turísticos mais procurados de todo o Brasil e como a atração gramadense que mais traz reputação e cobertura de mídia espontânea para o município.

 

Ao longo de sua trajetória, o Festival acompanhou todas as fases do cinema nacional, tornando-se pioneiro e referência na realização de eventos do gênero em território nacional. Desde a primeira edição, com a consagração de “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor, em 1973, mais de mil Kikitos foram distribuídos entre profissionais do cinema que venceram o evento em diferentes categorias.

 

Além da celebração da produção brasileira e gaúcha, o evento ainda inclui em sua programação uma mostra competitiva de filmes ibero-americanos desde 1992. Já os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado prestam homenagem a atores, cineastas e personalidades ligadas ao cinema.





Programação e mais informações podem ser conferidas em: www.festivaldegramado.net.





Informações: Festival de Cinema de Gramado



Adicionar Comentário