Notícias

Governo Estadual instituiu o Programa TEAcolhe, onde um dos centros de atendimento será na cidade de Feliz

Com a finalidade de fortalecer as redes municipais de educação, saúde e assistência social no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias, o Governo Estadual instituiu o Programa TEAcolhe. Ele busca envolver escolas, postos de saúde, centros de atendimento e comunidade, atuando de forma integrada. Com isso, estão sendo criados 30 Centros Regionais de Referência (CRR), sendo Feliz um destes locais, e mais sete Centro Macrorregionais de Referência (CMR). O CRR tem como objetivo realizar um trabalho de rede e é destinado ao atendimento dos casos severos, graves e refratários e o CMR será a referência para os centros regionais.

O programa TEAcolhe foi lançado em abril de 2021 e para a efetivação do programa, o Estado faz um repasse de R$ 50 mil por mês para custeio dos centros macrorregionais e R$ 30 mil para os centros regionais. Feliz foi escolhida através do credenciamento feito pelo próprio município no edital do programa. Agora, irá fazer parte do território 26 da Uva e Vales, atenderá 13 cidades e Gramado será o centro macrorregional. No momento, o centro regional de Feliz está em fase de capacitação no qual ocorrem reuniões, alinhamento de trabalho interno e das estratégias que serão utilizadas. A inauguração oficial ocorrerá em junho quando iniciam os atendimentos para as pessoas com TEA, no prédio da APAE.

O Centro Regional funcionará através do matriciamento onde duas ou mais equipes criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. “Em outras palavras, o matriciamento é o contato que as escolas, postos de saúde e assistência social farão com nós, APAE, que seremos a base de apoio, principalmente para as famílias. Desta forma, a ideia do programa é que haja auxílio e melhora da condição de vida destas pessoas.”, explica o Coordenador APAE de Feliz, Claudio Pizzato. Para atender os casos de TEA haverá uma equipe formada pela neuropediatra, Natasha Mata, psicóloga, Damiane Domingues Boff e neuropsicopedagoga, Vera Trein.

Na última terça, 17, a equipe esteve no Centro Administrativo para apresentar a proposta ao Prefeito Junior Freiberger e Secretários Cleber Schütz, Caroline Mortari e Josileni Tomazi. “É uma alegria e um orgulho ser um centro regional. Por meio deste local, conseguiremos fazer toda a diferença na vida de muitas pessoas e famílias. Será uma forma de qualificar e ampliar ainda mais o trabalho realizado pela APAE, e, com certeza, nossas secretarias estarão empenhadas em prol deste mesmo objetivo.”, ressalta, Junior.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico que começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. A diferença entre os transtornos é o grau, dentro do espectro autista, uma vez que é possível que pessoas com TEA apresentem desde pequenas dificuldades de socialização até afastamento social, deficiência intelectual e dependência de cuidados ao longo da vida.

Fonte: Prefeitura Municipal de Feliz-RS

Adicionar Comentário