Notícias

Jornada Íntegra recebe inscrições até 1º de março

No dia 1º de março, encerram as inscrições para empreendedores de pequenos negócios que queiram participar da Jornada Íntegra, um programa da organização Alliance for Integrity, que estimula a auto implementação de propostas de integridade nessas empresas. Durante um período de 27 horas de atividades diversas, os empresários receberão treinamento em compliance por meio de eventos presenciais ou mentorias

 

A capacitação é feita pela Alliance for Integrity, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde 2014, as duas instituições mantêm um convênio que gerou a Rede Nacional de Disseminação do Programa Empresa Íntegra (REI), uma ação que leva aos empreendedores informações sobre políticas de integridade.

 

Segundo o especialista Gilberto Socoloski Júnior, da Políticas Pública e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, desde sua implantação, a Rei já impactou mais de cinco mil empresários, por meio de palestras e workshops realizados em todos os 15 estados participantes. “É uma grande oportunidade que os pequenos empreendedores têm para acessar informações sobre integridade empresarial”, afirma Gilberto. Segundo ele, o acordo existente entre o Sebrae e a CGU foi feito em 2014, sendo renovado até dezembro de 2018, mas a intenção de ambas as partes é renovar o convênio para levar a parceria nacional a todas unidades estaduais das duas instituições, por meio de várias ações.

 

A intenção é que o acordo entre o Sebrae e CGU se estenda também para outras parcerias, com a adesão da Confederações das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Federação Nacional dos Contabilistas (Fenacon) e do Observatório Social do Brasil (OSB), o que poderá ampliar a participação para um número maior de empresas. “Um dos principais pilares agora será ampliar a rede e fazer um portal mais dinâmico para que o empresário possa fazer sua capacitação”, afirma Gilberto Socoloski.

 

Mercado

 

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae entre outubro e novembro do ano passado, com a participação de dois mil empreendedores, cerca de 36% das micro e pequenas empresas já vendem seus produtos para grandes corporações, enquanto 24% das MPE são fornecedores da administração pública. A avaliação é de que é possível dobrar esses percentuais, mas a falta de Programas de Integridade (PI) entre os pequenos negócios pode travar as relações comerciais com os dois mercados. A pesquisa, que teve como objetivo identificar a situação atual do segmento quanto à questão da integridade, apontou que mais de 70% dos entrevistados não tinham conhecimento do tema e 65% não sabiam que os programas estão sendo cada vez mais demandados pelo governo e por firmas de grande porte.

 

A Jornada Íntegra não tem custos para os participantes, que terão a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências bem-sucedidas. Os interessados deverão gravar e enviar um vídeo, de no máximo um minuto, com os principais motivos que justifiquem sua seleção. Das 27 horas de capacitação, sete serão presenciais, entre 25 de março a 30 de setembro, divididos em 10 etapas. Para inscrições, clique no link www.allianceforintegrity.org/pt/eventos-e-atividades-de-capacitacao/eventos/details.php?id=75.

 

 

Informações: Agência Sebrae de Notícias



Adicionar Comentário