Notícias

Lançamento do curta metragem: “Isso Aqui Vai Ser Muito Valorizado”

No último dia 30, ocorreu o lançamento do curta metragem: “Isso Aqui Vai Ser Muito Valorizado”, integrante do projeto “Arquitetura Rara – Intercâmbio Cultural”.

O curta é um material de apoio em prol do patrimônio cultural. O processo de restauro do prédio que abrigou o antigo cinema da cidade da Feliz, em uma região colonizada por alemães, no Rio Grande do Sul, é o ponto de partida para uma discussão sobre as inúmeras nuances que envolvem a preservação do patrimônio arquitetônico no Brasil e na Europa.

Segundo as idealizadoras da Escaiola Arquitetura Rara, Cristiane Rauber Motter e Juliana Betemps, o curta metragem”Isso Aqui Vai Ser Muito Valorizado”, veio para que todos reflitam juntos, o que, como e porque precisamos voltar nossos olhares a preservação! É um “sacode”!
A iniciativa tem como objetivo democratizar o conhecimento sobre a preservação do patrimônio histórico no estado, como explica a arquiteta e urbanista Juliana Betemps: “O filme tem a pretensão de trazer à tona as diversas variantes que envolvem o patrimônio arquitetônico, e discutir, aqui e lá fora, esse tema tão similar nas mais diferentes culturas.

O curta mostra também que é conservando os prédios históricos que são valorizadas as culturas locais que envolvem cada comunidade, como observa a arquiteta e urbanista Cristiane Rauber:  “Compartilhamos da concepção de que patrimônio cultural é a união dos bens materiais e imateriais, ambos se complementam. Tamanha riqueza que possuímos aqui no nosso Brasil, que durante o intercâmbio cultural foi possível afirmar que, por sermos um país demasiadamente jovem, temos muitas peças a serem encaixadas para que não percamos nenhuma história”, diz.

Construído no século XIX, o cinema do Casarão Amália Noll, em Feliz, é um exemplo dessa necessidade. Amália Noll passou para o imaginário popular da cidade de Feliz como uma pioneira do empreendedorismo cultural na região no início do século 20. Sua casa era cheia de cultura, com salão de baile, cinema e fotografia, expressão pela qual era apaixonada, o que fez com que o casarão fosse o primeiro equipamento cultural da cidade. Após passar décadas vazio, o prédio foi tombado como patrimônio do município e agora será restaurado.

O material pode ser conferido no canal do YouTube da Escaiola, neste link,  Mut0 . Ele teve direção do Boca Migotto.

O projeto Arquitetura Rara – Intercâmbio Cultural é financiado via Lei de Incentivo à Cultura Estadual (LIC-RS) e conta com o apoio das seguintes empresas: Vinícola Don Guerino, Transportadora Mobile e Vassouras Odim.

Foto: Aline Lorscheiter

Fonte:

Larissa Schwade | Rádio Vale Feliz

Adicionar Comentário