Notícias

Março Azul Marinho, Lilás e Amarelo: A prevenção é o melhor remédio

O mês de março traz três cores fortes para conscientizar sobre doenças com incidências importantes na população.

🔵 Azul marinho – Prevenção do Câncer Colorretal
O câncer de intestino é também conhecido como câncer colorretal porque engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada cólon e reto e no ânus. O câncer de intestino tem cura. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as possibilidades de cura.

🟣 Lilás – Prevenção do Câncer de Colo do Útero
Esse é o terceiro câncer mais frequente entre a população feminina no país (atrás do câncer de mama e de colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres.
Com a campanha, o Ministério da Saúde pretende reduzir o número de casos. A Pasta disponibiliza orientações de prevenção, acompanhamento ambulatorial, exames diagnósticos, procedimentos cirúrgicos, quimio e radioterapêuticos por meio do £SUS, gratuitamente.
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível nas UBSs para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, usando preservativos durante a relação e realizando periodicamente o exame preventivo após o início da vida sexual.

🟡 Amarelo - Prevenção da Endometriose
Um dos sintomas mais comuns em pacientes com endometriose é a dor pélvica crônica, que afeta diretamente a qualidade de vida da mulher. Dados de 2022 alertam que a doença afeta de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva.
A endometriose é uma doença inflamatória crônica do útero e é uma das principais causas de dores crônicas e infertilidade. Os sintomas podem surgir na adolescência, com cólicas menstruais fortes, distensão abdominal, dores durante a relação sexual, sangramento na urina ou nas fezes. Diagnosticar precocemente a doença significa uma chance maior de cura e de evitar futuras complicações

💜💙💛 Cuide de quem você ama! Informe-se na sua UBS de referência!

Adicionar Comentário