Artigos e Entrevistas

Medindo as palavras

As palavras têm poder e podem criar ou destruir, motivar ou desmotivar, causar dor ou prazer, fazer com que alguém fique triste ou feliz, curar ou adoecer, bem como trazer paz ou guerra, amizade ou inimizade. Para entender a importância que uma palavra tem, basta pensar por exemplo na diferença entre as palavras “sim” e “não”, pois a escolha de uma delas pode mudar completamente o rumo de uma história.



Então uma palavra pode mudar tudo, e uma vez proferida não terá mais como voltar atrás. Por isso um autor desconhecido afirmou que “há três coisas na vida que nunca voltarão atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.



Quando um prego que estava pregado na madeira é retirado dela, verifica-se que naquele lugar fica um buraco que não será mais fechado. Da mesma forma as palavras deixam marcas positivas ou negativas nas pessoas, que serão eternas e nunca mais serão apagadas.



Algumas pessoas costumam ser mais impulsivas e não pensam muito antes de falar. Outras pessoas têm um funcionamento mental no qual são muito racionais, objetivas, tendendo a falar tudo diretamente, sem perceber que podem magoar as demais, que em alguns casos são mais emotivas e sensíveis às palavras que ouvem.



A receita para conseguir medir as palavras e ter uma boa convivência não magoando ninguém, é treinar o ato de pensar antes de falar, colocando-se sempre no lugar do outro. Refletir antes de dizer qualquer coisa é um exercício necessário para aqueles que ainda não conseguem conter suas palavras. É importante pensar que tipo de consequências as palavras que serão ditas poderão causar, para então deixar as mesmas chegarem até a boca. Só assim o que uma pessoa diz poderá ser bom, agradável e útil para a outra. O filósofo grego Pitágoras dizia: “antes de fazer alguma coisa, pense. Quando achar que já pode fazê-la, pense novamente”. E outro filósofo grego, Aristóteles, dizia: “o sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz”.  



Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo



 

Adicionar Comentário