Notícias

Mercado de casamentos é uma boa opção para pequenos negócios

O Brasil realiza por ano 1,1 milhão de casamentos, são praticamente três mil por dia. Mesmo com tanta gente dizendo "sim", o mercado de casamentos esfriou nos últimos anos, mas a situação parece estar melhorando no segundo semestre de 2017.



De acordo com Ricardo Dias, presidente da Abrafesta, "de uma maneira geral, a quantidade de eventos manteve, mas o tamanho deles diminuiu, o que afetou o mercado como um todo. Agora, os clientes estão ligando, fazendo orçamentos e fazendo as coisas acontecerem".



Com isso, surgem mais oportunidades para micro e pequenos empresários que prestam serviços aos casamentos.



Este é o caso da empresa das irmãs Mayara e Samara, uma das mais de 73 mil que atuam no mercado de festa e eventos no Brasil. Para construir o negócio, elas investiram R$ 30 mil. Enquanto a Samara fica responsável pela criação dos convites e trazer as novidades do exterior, é a irmã Mayara que cuida das finanças da empresa.



A produção é 100% própria de acordo com Mayara Costa, o que ajuda a manter a qualidade. Atualmente, dos oito mil convites produzidos por mês pela empresa, 40% são de casamento.



O que começou no apartamento das irmãs de maneira informal virou um espaço de 450 metros quadrados, onde elas podem controlar todas as etapas do processo.

"Trazer novidades, criar tendências e trazer coisas diferentes, brilha o olho da galera", conta Samara Costa. Desde convites com vídeos personalizados até uso da Realidade Aumentada por aplicativo fazem as irmãs se destacaram no mercado.

 



Dicas para participar de um casamento



A lista para trabalhar em um casamento é grande, o que gera oportunidades para diversos micro e pequenos empreendedores. O Pequenas Empresas & Grandes Negócios acompanhou o casamento da Amanda e do Rafael, que passaram um ano organizando tudo.



De acordo com a cerimonialista Camile Bernuncio, é importante "planejamento e pontualidade" para manter-se no mercado.



Ao mesmo tempo, um dos grandes desafios segundo o empresário que trabalha com som e iluminação, Cristiano dos Santos, pode ser "a competição desleal" quando uma empresa diz que oferece um trabalho por muito menos que o resto do mercado.



Para Gil Alencar, empresário que cuida da parte de foto e imagem, o que faz a diferença é "priorizar o atendimento e todo acompanhamento do casal, como making of e cerimônia", além de ficar ligado nas novidades do momento, como é o caso com drones.



Em pesquisa realizada pela Abrafesta e o Instituto Locomotiva, o setor de festas e eventos faturou em 2016 R$ 17 bilhões, e a média dos serviços contratados por casamento varia de 38 a 42.

 

ABRAFESTA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EVENTOS

Telefone: (11) 3095-9500

Site: abrafesta.com.br

E-mail: contato@abrafesta.com.br

 

Assista a matéria veiculada no programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios

https://globoplay.globo.com/v/6213366/

Adicionar Comentário