Notícias

Mês de dezembro terá campanhas de conscientização sobre câncer de pele, AIDS e DST’s

Iniciando mais um mês, e desta vez a campanha da Saúde alerta principalmente para três doenças. Enquanto a cor Laranja conscientiza sobre o câncer de pele, o Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. 

Dezembro LARANJA: o câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células. Para prevenir, deve-se evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, e aplicar na pele filtro solar. Também é importante ficar atento a manchas na pele que mudam de cor, tamanho ou textura, e a feridas que não curam. 

Dezembro VERMELHO: sensibiliza para a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Aids é a doença causada pela infecção HIV, que ataca o sistema imunológico. Os pacientes soropositivos podem transmitir o vírus pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas, ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.  

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo, ou da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. As principais doenças sexualmente transmissíveis são a herpes genital, cancro mole, HPV, gonorreia e sífilis, entre outras. O tratamento melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. 

ATENÇÃO! 

Os postos de saúde disponibilizam testes rápidos para detectar Aids e doenças sexualmente transmissíveis. O teste é gratuito e pode ser agendado na sua UBS de referência. Não é preciso requisição médica. 

Adicionar Comentário