Notícias

Museu itinerante traz experiências de ciência e tecnologia

Compartilhe:

 O Ginásio de Esportes José Bertoldo Ledur sediou o museu Aventura RGE nas escolas nesta terça e quarta-feira, dias 21 e 22. A iniciativa foi da Rio Grande Energia e se destinou aos alunos de 5º ao 9º ano do ensino fundamental e também do ensino médio. 
O Museu Itinerante da PUC faz parte do Projeto RGE nas Escolas - Energia em Jogo, que é desenvolvido  dentro do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e executado pela Publikimagem, que desde 2020 realiza um trabalho de formação nas redes municipal e estadual de ensino  dentro da área de concessão da RGE.
A exposição para cada turma teve duração de 45 minutos. O objetivo dessa parceria é estimular a conscientização sobre eficiência energética, o pensamento científico e a promoção da  inclusão social por meio da ciência. 
O curador do Museu Itinerante da PUC Lucas Sgorla, explicou sobre a importância dessa experiência prática de ciência e tecnologia. “A PUC mantém o Museu de Ciência e Tecnologia desde 2001 e o principal objetivo é oferecer às comunidades experiências práticas do que é ensinado na escola”, ressalta. “Com esse trabalho queremos mostrar o quanto a ciência está próxima do cotidiano dos alunos”, reitera.
Lucas ressalta também sobre a função do Museu Itinerante e desse ser um complemento para a escola. “Queremos que o visitante seja o protagonista do próprio aprendizado, pois assim é quando eles experimentam na prática”, explica. “A escola tem o papel de ensinar e nós temos a função de complementar com essas experiências”, esclarece o curador do Museu Itinerante da PUC.

Adicionar Comentário