Entre os dias 21 e 23 de outubro, quarta e sexta-feira desta semana, Novo Hamburgo vai celebrar, em grande estilo, o cinquentenário do Festival de Coros do Vale do Sinos. Cerca de 550 coralistas, divididos em 20 coros, se apresentarão, durante três dias, no Teatro Paschoal Carlos Magno (rua Engenheiro Ignácio Cristiano Plangg, 66, Centro), no Centro de Cultura. As apresentações iniciam às 20 horas, com entrada gratuita (pessoas com reserva têm preferência na entrada). O ingresso que garante preferência na entrada do festival está disponível na portaria do Centro de Cultura, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas. A realização é da Associação de Coros de Novo Hamburgo (ASCOR-NH), com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT).
Essa edição do festival terá, além dos corais da região, dois grupos convidados: Madrigal Scala, de Belo Horizonte (MG), e coral Arpacanto, de Montevidéu. Na programação, os coros apresentam desde peças clássicas, de Mozart e Wincenty Kielczy, até composições contemporâneas que ganharam notoriedade por meio de Elvis Presley, Michael Jackson, Vinícius de Moraes, Duca Leindecker, Elton Saldanha, entre outros. Para o presidente da ASCOR-NH, Carlos Alberto de Souza, o movimento canto coral é algo que vai além do campo profissional. “Sou imensamente grato por todos os benefícios que o canto coral tem proporcionado as minhas filhas, meus amigos e a todas as pessoas que tive o prazer de conviver nesses 50 anos junto ao movimento”, destaca.
Patrimônio imaterial
O canto coral é, oficialmente, patrimônio imaterial do município. Tombado pela Lei 2585/2013, teve início em 1824, quando os imigrantes trouxeram a "Hausmusik" (a música caseira) e o "Lied" (canto). Atualmente, Novo Hamburgo possui cerca de 80 coros, se tornando referência no segmento. Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Carlos Mosmann, os coralistas trazem uma significativa herança cultural. “O canto coral mostra, acima de tudo, a força de um legado vivo, que se desenvolve e aperfeiçoa, cultivado com amor e dedicação notáveis”, destaca.
25 anos do projeto Canto Coral das escolas municipais
Paralelo à 50ª edição do Festival de Coros do Vale dos Sinos, acontece o XVIII Festival de Coros das Escolas Municipais de Novo Hamburgo, nos dias 22 e 23, às 14 horas, no Teatro Paschoal Carlos Magno. O evento também é uma comemoração aos 25 anos do projeto Canto Coral nas escolas municipais, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), coordenado pela professora Neusa Machado. “Por meio do projeto canto coral, damos oportunidade a cerca de 13 mil alunos de aprender e vivenciar a música”, explica a coordenadora. O evento é uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação, Escola de Artes Carlos Alberto de Oliveira, com o apoio da ASCOR-NH e SECULT.
PROGRAMAÇÃO DO 50º FESTIVAL DE COROS DO VALE DO SINOS
QUARTA-FEIRA (21/10/2015) - 20 HORAS:
- Coral Amigos da Câmara
- Coro a Capella Luizinho
- Coral Prontomed
- Projeto de extensão Movimento Coral Feevale
- Madrigal Scala (MG)
QUINTA-FEIRA (22/10/2015) - 20 HORAS:
- Cantalomba
- Camerata Hamburgo
- Cantares
- Grupo Vocal Liberato
- Coro Municipal de Ivoti
- Vozes da Porteira
- Coro Aparcanto (Uruguai)
SEXTA-FEIRA (23/10/2015) - 20 HORAS:
- Coro Municipal Infanto-Juvenil da SMED
- Coro de Vozes Masculinas de Novo Hamburgo
- Coral União
- Vocal Crossover
- Vocal Phoenix
- Coro Júlio Kunz
- Coral Unisinos
- Coro Aparcanto (Uruguai)
Informações: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo