Notícias

Novo hospital de Bom Princípio perto de começar a funcionar

Está cada vez mais próximo da realidade do novo prédio do Hospital São Pedro Canísio finalmente abrir suas portas. A direção do hospital e a Prefeitura estão empenhados que isso ocorra o quanto antes. Para isso, estão sendo feitos os últimos ajustes solicitados pela Vigilância Sanitária do Estado. A expectativa é de que, até a metade deste ano, esteja tudo pronto para que o hospital possa funcionar nas novas instalações.



Segundo o prefeito Fábio Persch, os esforços pela abertura do prédio do novo hospital de Bom Princípio, junto à UPA, tiveram novos capítulos em maio e seguem na reta final. Depois da Prefeitura ter tido aprovado na Câmara de Vereadores, ainda em abril, o projeto de lei que autoriza a cedência por concessão de uso do imóvel do município para a Associação São Pedro Canísio e Fábio ter participado, em 3 de maio, de uma audiência com o secretário de Saúde do Estado, Francisco Paz, a expectativa agora é pelo término das últimas etapas na burocracia para o alvará da Vigilância Sanitária do Estado.



As novas instalações, preparadas desde 2012, devem passar agora por pequenos ajustes solicitados na vistoria feita na última semana, pelo Centro Estadual de Vigilância Sanitária e pela Vigilância da 5ª Coordenadoria de Saúde do Estado, de Caxias do Sul. Abrange instalação de ralos escamoteáveis, manômetros, substituição de portas e divisórias no vestiário erguido em 2015 e outras adaptações para colocar o espaço de acordo com normas que entraram em vigor nos últimos anos.



Paralelamente, o hospital está abrindo suas portas a autoridades e comunidade, para mostrar que, na prática, as instalações estão prontas para atender a comunidade. Principalmente o espaço que abrange o bloco cirúrgico e o banco de sangue (agência transfusional) concluído no último mês, em parceria entre a Prefeitura e a Associação São Pedro Canisio. O objetivo com a visitação é mobilizar a comunidade em torno da casa de saúde e reforçar que se trata de um espaço acima de todas as bandeiras partidárias. A visitação acontece nas segundas-feiras, entre 18h30 e 19h30.





IMPORTÂNCIA REFORÇADA



Na reunião do último dia 3 de maio, com o secretário estadual Franscisco Paz, o prefeito bom-principiense estava junto com a secretária municipal de Saúde, Lilian Juchem, a diretora do Hospital São Pedro Canísio, Adriana Schwade Seibel, e o assessor do deputado federal e ex-ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra, Nestor Seibel. O motivo do encontro foi o entendimento de alguns técnicos do Estado de que o novo espaço do Hospital São Pedro Canísio deveria receber autorização de funcionamento somente depois da construção de mais uma ala de internação - o espaço de internação atualmente no aguardo de poder funcionar está pronto desde 2012 e tem capacidade para 25 leitos.



A comitiva de Bom Princípio explicou ao secretário a importância para a região da entrada imediata em funcionamento do espaço erguida com esforço da comunidade, ressaltando o quanto o atendimento local será otimizado com a qualidade da nova estrutura. Sem falar que o adiamento da abertura por mais tempo poderia deteriorar instalações e equipamentos. A partir daí, que foi marcada a vistoria realizada na última semana e que apontou os ajustes finais para o alvará de abertura. “Está tudo muito bem encaminhado”, garante Adriana. Ela acredita que as adaptações já estarão prontas nos próximos dias e, em seguida, poderá ser feita uma nova vistoria. Ressaltou ainda que vários equipamentos novos já estão instalados, como, por exemplo, os novos aparelhos do bloco cirúrgico e outros ainda virão do antigo hospital. O Samu também passará a funcionar junto ao novo hospital, onde, por muitos anos, já funciona a UPA.





PASSO A PASSO



A obra do novo hospital de Bom Princípio foi iniciada em 2011, junto ao prédio da UPA, e teve a nova ala de internação concluída em dezembro de 2012. Os espaços do refeitório, cozinha, centro de materiais e esterilização foram erguidos entre 2013 e 2016.



Em março de 2017, a Prefeitura recebeu a autorização de Vigilância Sanitária do Estado para a construção do bloco cirúrgico, que deveria ser erguido com recursos do município e da Associação São Pedro Canísio. As obras começaram em agosto, prevendo uma estrutura com salas de cirurgia e de recuperação, além do banco de sangue.



O bloco foi concluído em abril deste ano e, a partir daí, o Hospital São Pedro Canísio e a Prefeitura trataram de completar o trâmite burocrático para pedir ao Estado a licença para abrir o novo espaço. O que, além da lei autorizando a Prefeitura a ceder as instalações à Associação São Pedro Canísio, abrangeu os registros do novo hospital junto aos conselhos regionais de medicina, enfermagem e de farmácia.





Informações: Castor Becker Júnior/Prefeitura

Edição: Guilherme Baptista



Adicionar Comentário