Artigos e Entrevistas

O amor verdadeiro

“Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa”, afirmou o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Em um momento atual onde as relações são descartáveis pela moda do “ficar” e algumas pessoas apenas usam umas às outras buscando momentos de prazer, muitas vezes de forma promíscua e sem qualquer sentimento envolvido ou cuidados adequados com a saúde, esse autor consegue definir em belas palavras um sentimento tão nobre, que é o amor. Encontrar a rosa certa no jardim, significa ter encontrado o amor verdadeiro, aquele no qual se consegue enxergar e admirar a essência do outro e não apenas a superficialidade da aparência física, pois “só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. Quando o amor é verdadeiro, a pessoa admira e se encanta com a essência do outro, a beleza da alma.



Amar e ser amado é um privilégio que acontece sem nenhuma explicação, simplesmente quando alguém cativa e é cativado, como disse o mesmo autor: “eu não tenho necessidade de ti. E tu não tem necessidade de mim. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo e serei para ti única no mundo, e se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz”.



Então, “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” e após encontrar a rosa certa é preciso cultivá-la porque uma flor precisa ser regada e cuidada para não perder a sua beleza e não ficar sem vida. Toda pessoa que merece dedicação tem valor inestimável, pois “foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez tua rosa tão importante”. Não basta apenas cativar uma vez, é preciso fazer isso sempre. “O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem. Por isso nunca se canse de amar, algum dia você verá os grandes frutos do seu amor que foi sempre cultivado. Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção”.



Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo

Adicionar Comentário