No início da tarde desta quinta-feira, dia 8, no horário de Brasília, o novo papa apareceu na sacada da Praça de São Pedro, no Vaticano, cerca de uma hora após ter saído a fumaça branca da chaminé da Capela Cistina. Foi quando surgiu o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que adotou o nome de Leão XIV. Em suas primeiras palavras, lembrou o legado do Papa Francisco e que a igreja deve continuar construindo pontes.
Nascido em Chicago, o novo pontífice tem cidadania peruana desde 2015. Por isso saudou os fiéis peruanos em espanhol, país em que chegou como missionário. Foi nomeado bispo pelo Papa Francisco em 2015 e em 2023 se tornou cardeal. É o primeiro Papa agostiniano, sendo considerado um moderado e construtor de pontes. O novo Papa vai celebrar sua primeira missa no Vaticano na manhã de hoje, com a presença dos cardeais.
O Bispo do Vale do Caí, Dom Carlos Rômulo, saudou o novo Papa, ressaltando que é motivo de alegria para todo o mundo. Convidou a toda a Diocese a se revestir de alegria e esperança, testemunhando no dia a dia da caminhada cristã a alegria do evangelho.