Notícias

Prazo para fazer alistamento militar termina em 30 de junho

Jovens brasileiros do sexo masculino, inclusive homens transexuais com mudança no registro civil, que completam 18 anos até 31 de dezembro deste ano de 2018 devem fazer o alistamento militar até 30 de junho. A inscrição pode ser feita na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima ou pela internet. Aqueles que perdem o prazo de alistamento, nascidos do sexo masculino ou transgêneros masculinos, devem completar o processo até a idade de 45 anos.





PRESENCIALMENTE



Se o jovem prefere fazer o alistamento presencialmente nas juntas militares ligadas às prefeituras ou ao Governo do Distrito Federal, basta comparecer ao local com certidão de nascimento ou documento de identidade (RG), comprovante de residência e uma foto 3x4 recente, de frente e sem retoques. Os locais de funcionamento das juntas militares podem ser conferidos no link www.alistamento.eb.mil.br/services/jsm!input.action.





PELA INTERNET



Quem preferir realizar o processo na internet, deve acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e se cadastrar em poucos passos. Ao acessar a página, o jovem deve informar se há algum motivo que o impeça de ingressar no serviço militar. Caso não haja restrições, basta clicar no quadro "alistamento militar" e, em seguida, criar uma conta para prosseguir com o processo.



Quando o registro é concluído, é gerado um número no Certificado de Alistamento Militar (CAM). Com ele, o jovem pode consultar, no mesmo site, se prossegue para o serviço militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).





Informações: Governo do Brasil



Adicionar Comentário