A situação do Hospital Montenegro (HM Regional), provocada por uma redução nos valores repassados pelo governo do Estado para o pagamento dos serviços, continua sendo uma ameaça para as comunidades da região. O HM é o maior hospital do Vale do Caí e o único que atende gratuitamente 100% SUS.
O prefeito Gustavo Zanatta e a secretária municipal de Saúde, Andréía Coitinho da Costa, participaram de uma reunião sobre o assunto promovida pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC). Foi na manhã desta quinta-feira, em São José do Sul.
A situação vem se agravando há meses, resultando em atrasos nos salários de médicos e nos pagamentos a fornecedores. Embora já tenham ocorrido diversas intervenções das lideranças regionais em favor do HM, nada de prático ocorreu. O prefeito Zanatta esteve em diversas oportunidades com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, cobrando providências.
No encontro desta manhã, os prefeitos decidiram agendar uma reunião na chefia da Casa Civil do governo do Estado para discutir alternativas. “Seguiremos fazendo tudo que estiver ao nosso alcance para manter o Hospital Montenegro funcionando a atendendo as comunidades de toda a região”, garante o prefeito Gustavo Zanatta.