Foi assinado na última semana o contrato que visa o repasse de R$ 420 mil para o Círculo de Máquinas e Ajuda Mútua de Feliz. O dinheiro será distribuído durante os 12 meses do ano de 2023, de acordo com o estabelecido no Plano de Trabalho da entidade, aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e será retirado do Orçamento Geral do Município. O ato de assinatura contou com a presença do prefeito Junior Freiberger, do secretário da Agricultura, Mosar Martini e do presidente da entidade, José Luiz Christ.
O contrato entrou em vigência no dia 2 de janeiro e terá término no dia 31 de dezembro deste ano. ‘Através deste auxílio financeiro, nossos produtores terão as atividades primárias garantidas o que, em consequência, trará desenvolvimento e crescimento para o município, visto que a agricultura corresponde a 35% da economia local’, ressaltou Junior.
Conforme Christ, 18 operadores estão aptos a realizar serviços de lavração, gradeação, rotativa, silagem, encanteirador, plantadeira, colheitadeira, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, carregadeira, trator esteira, entre outros. ‘Através dessa parceria a gente garante todos esses serviços ao pequeno produtor, que é fundamental para o crescimento da produção primária de Feliz’, comenta o presidente do Círculo de Máquinas. Ainda, de acordo com o presidente do Círculo, a entidade não tem fins lucrativos e conta com 434 associados.
Para participar do programa, os interessados devem apresentar o Talão de Produtor Rural, ser associados ao Círculo e não possuir débitos com a Secretaria da Fazenda. O contrato de repasse prevê ainda a cedência de um servidor municipal, por 6 horas semanais, para fazer os serviços relacionados ao Círculo. ‘O valor repassado pelo Município é aplicado no programa de incentivos ao produtor rural, sendo que, no ano de 2022 atendeu 340 agricultores de Feliz’, completa Junior.
Fonte: Jornal Primeira Hora