Com o objetivo de resgatar a cultura de fazer e confeccionar presépios em casa, o Sobrado Weber trouxe uma exposição de presépios. Com a colaboração e organização dos parceiros Martin Sander e Suélen Garcia de São Leopoldo, estão expostos em torno de 30 presépios de diferentes tamanhos e feitos com diferentes tipos de materiais.
De acordo com a diretora do Sobrado, Ana Paula Bohn Schneider, as escolas do município estão visitando a exposição e sendo convidadas a confeccionar também os seus próprios presépios para deixar expostos no local. “Fazer presépios é unir mundos: dos animais, vegetais e minerais. Reforçar na família o amor e a necessidade de preservar a natureza”, comenta Ana.
Quem fez o primeiro presépio?
Giovanne di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, e fundador da Ordem dos Franciscanos montou o primeiro presépio, em 1223 na Floresta de Greccio na parte central da Itália. Naquele final de ano não queria festejar o nascimento de Jesus no interior da Igreja, e para tal mandou transportar para a floresta uma manjedoura, um boi e um burro. Queria que as pessoas fossem até o local, como os humildes pastores o fizeram. Assim contava a história do nascimento do menino Jesus aos que não entendiam. O costume se espalhou entre as igrejas, casas de reis e nobres. Somente a partir do século XVII a prática de montar presépios nas casas dos comuns se espalhou pela Europa.
No Brasil, o primeiro presépio foi apresentado aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do jesuíta José de Anchieta.
A exposição de presépios vai ficar no Sobrado Weber até janeiro de 2016. Confira o horário de atendimento no local: Segunda à quinta-feira: 07:45 às 12:00 e das 13:00 às 17:15 e nas sextas-feiras: 07:00 às 13:00.
Texto: Matheus Klassmann
Fotos: Divulgação