De 13 a 16 de novembro de 2025, Salvador do Sul é palco da 16ª edição da Festur, que, neste ano, completa 30 anos de sua primeira realização. Reconhecida como a maior celebração do município, a festa, que ocorre no Parque Municipal Affonso Christóvão Wallauer, sob o lema “A cultura que evolui, a história que fica”, promove a cultura, a gastronomia e o turismo, de maneira a reunir a comunidade local e visitantes em quatro dias de programação intensa.
A festa foi lançada oficialmente no último sábado, 16 de agosto, no Ginásio Municipal, em evento com jantar promovido pela Sociedade União Salvadorense (SUS) e show do Grupo Festerê. A noite também marcou a apresentação dos novos trajes das soberanas Alice Becker, Kelly Vitoria Kunzler e Ana Carolina de Freitas.
A programação musical da 16ª Festur agrega grandes nomes da música regional, que prometem animar o público em todos os dias do evento. Já estão confirmadas as apresentações de Rainha Musical, Corpo e Alma, Musical San Francisco, Pandora, Glê Duran, Tchê Chaleira, Yasmim & Maurício, Brilha Som, DJ Douglas Britz, Grupo Sambary, Musical Os Signos, Wilceu Pause e Mary Pause, Nave Som, Banda Hopus, Banda Destaque Nacional, Grupo Gaiteiros do Vale e Super Banda Choppão.
Entre os destaques da 16ª Festur, está o Gastronomieplatz, uma praça de alimentação inteiramente dedicada à gastronomia regional. A festa também se consolida como vitrine para o turismo, pois evidencia os atrativos históricos e naturais de Salvador do Sul, e para a cultura, a partir das apresentações de artistas e grupos locais.
Segundo o presidente da Festur, Henrique Kirch, o destaque da 16ª edição é o resgate e a valorização das raízes locais. Ele ressalta que o objetivo é criar uma experiência em que o público se sinta em casa, reconhecendo na música, na gastronomia e nas atividades o retrato da cidade.
“Nesta edição, optamos por não ter um grande show nacional. E isso não significa que a festa vai ser menor. Pelo contrário! Queremos que a música que toca na nossa Festur seja a música que nos representa, que conta a nossa história. Vamos valorizar os artistas regionais, as bandas que há anos animam nossas festas, e que carregam no peito o mesmo orgulho que a gente tem dessa terra. Queremos que a 16ª Festur seja uma festa para a família”, afirma.
Celebrar 30 anos de Festur é homenagear a própria história de Salvador do Sul — um legado de cultura, turismo e tradições que segue crescendo a cada edição.
Fonte e fotos: Prefeitura de Salvador do Sul