Notícias

Projeto de Bom Princípio é destaque no Chile e vai para Abu Dahbi

Um projeto de Bom Princípio obteve classificação para participar de uma feira internacional em Abu Dahbi, nos Emirados Árabes Unidos. Os estudantes do 9º ano da Escola Estadual Pio XII participaram, entre 2 e 6 de julho, da 9ª Expo-Ciências Latino-Americana ESI AMLAT 2018, realizada na cidade de Antofagasta, no Chile.



Hellen Yasmin Schneider Dresch, Leo John Chassot e Eduarda Fussieger, todos de 14 anos, apresentaram o projeto DepressivaMente, que já havia sido destaque em apresentações na própria escola e depois na Mostra de Incentivo à Pesquisa (MIP), em Bom Princípio e, no ano passado, na Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo, quando conquistaram a vaga para ir ao Chile. O alunos estavam acompanhados da diretora Poinciana Castilhos Paim Alles e da professora Marli Elisabete Schneider, que prestaram orientação. Outra professora, Sarita Aparecida Antunes Rodrigues, que era a coordenadora, acabou não viajando.



O grupo foi para o Chile em 1º de julho e retornou na tarde desta segunda-feira, dia 9, com mais uma conquista na bagagem. Para a viagem, obtiveram o apoio da comunidade, empresas e poder público. O projeto apresentado aborda o tema depressão na adolescência a partir de casos envolvendo pessoas conhecidas. Ao longo do trabalho, os alunos encontraram respostas sobre como identificar os tipos de depressão, quais as formas de prevenir, entre outras dúvidas. Além disso, eles realizaram entrevistas e, a partir delas, criaram gráficos e um informativo sobre o assunto.



“O projeto foi apresentado para muitas pessoas, de diversos países. E os alunos puderam conviver com diversas culturas e tradições, como do México, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Ucrânia, Rússia, Chile, Espanha, Costa Rica e Peru, além dos demais estudantes brasileiros”, ressalta Poinciana, sobre as nações representadas. “Foi a Festa da Ciência da Investigação”, completa a diretora, enquanto chegava com os alunos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.



Devido à relevância do tema e a apresentação do projeto feita pelos alunos, os bom-principienses conseguiram a classificação para a Feira Mundial, que ocorrerá em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no próximo ano, com trabalhos de todo o mundo. E também foram convidados para participar, em outubro, da Feira de Ciências de Entre Rios (Argentina) e de outras feiras, como em Macapá (Amapá) e em Fortaleza (Ceará).



O grupo foi parabenizado pela importância do projeto e por terem cativado a todos com a sua apresentação. “Os nossos pequenos cientistas ficaram muito felizes, apresentando o seu trabalho em espanhol”, ressalta a diretora. “Eles se emocionaram muito. As lágrimas rolavam e os gritos explodiram. Vamos para Abu Dhabi!”, comemoram.





Edição: Guilherme Baptista

Adicionar Comentário