Notícias

Provas do Enem acontecem sábado e domingo


Neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de outubro, acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. 7,7 milhões de inscritos, em todo o Brasil., participam do Enem 2015.



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

 

Nesta edição (2015) do Enem, os cartões de inscrição estão disponíveis exclusivamente pela internet. O cartão apresenta os dados do participante (nome, CPF, número de inscrição, opção de língua estrangeira -inglês ou espanhol, necessidade de atendimento especializado ou específico - se houver e indicação de solicitação de certificação do ensino médio - se for o caso, além de data, hora e local de realização das provas. Houve mudança nos locais de prova para 2,5 mil inscritos, em sete escolas nos estados de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Amapá. Esses estudantes estão sendo avisados por e-mail, mensagem de celular (SMS) e telefone, além de serem colocadas faixas nos locais, informando a mudança e, ainda, no sábado, haverá transporte para os novos locais de exame aos participantes que aparecerem nessas escolas.

 

Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas começará às 13h30. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h e os portões serão fechados às 13h. Assim, quem mora na Bahia, estado que não adotou o horário de verão, terá de chegar ao local de prova das 11h até, no máximo, as 12h locais. Já em Manaus, que além de não adotar horário de verão tem fuso-horário com uma hora a menos, os participantes poderão entrar nos respectivos locais de prova das 10h às 11h.

 

Nos dias de prova, cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto válido (conforme especificado no edital). O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.



Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no endereço eletrônico portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2015, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção de CPF e senha. Mais informações sobre o Enem e a educação no Brasil podem ser buscadas no site do Ministério da Educação, link portal.mec.gov.br.



 



Informações: Ministério da Educação e Enem 2015


Adicionar Comentário