Foi definido que o conclave para escolha do novo Papa vai ocorrer a partir do dia 7 de maio, quarta-feira da próxima semana. A data foi escolhida durante reunião de cardeais ocorrida nesta segunda-feira, com a votação acontecendo após o período de luto de nove dias pela morte do Papa Francisco, iniciado depois do seu sepultamento no último sábado.
Não se tem previsão de quantos dias durará o conclave até ser anunciado o novo pontífice. Os últimos conclaves, que escolheram Bento XVI em 2005 e Francisco em 2013, duraram dois dias, quando saiu a fumaça branca da Capela Sistina. Mas agora pode demorar mais, já que são necessários dois terços dos votos e diversos cardeais são apontadas entre os favoritos. Além disso, a grande maioria dos cardeais nunca participou de um conclave.
Um total de 133 cardeais terão direito e a voto e poderão ser votados, entre eles sete brasileiros. Até quatro votações podem ser realizadas por dia, duas em cada turno. Se depois do terceiro dia do conclave a igreja continuar sem Papa uma pausa de 24 horas é feita para orações. Se em até 34 votações não se chegar ao consenso, os dois mais votados da última rodada vão disputar uma espécie de “segundo turno”, mas sendo necessário dois terços dos votos para que um deles seja eleito.
Foto: Vatican News