Depois de intensas festividades no último fim de semana e atividades voltadas à agricultura durante esta semana, o município de Pareci Novo promove, neste fim de semana, sexta, sábado e domingo, dias 02, 03 e 04 de outubro, o segundo e último fim de semana da 6ª Citrusflor - Festa das Flores, Mudas e Frutas. A programação recomeça às 18 horas desta sexta-feira, 02 de outubro, e se estende até a noite de domingo, 04. Várias são as atrações programadas para o evento, que acontece no Centro da cidade, junto ao Ginásio Municipal de Pareci Novo. O acesso ao parque é gratuito, sendo cobrado ingresso apenas para a arena de shows.
O desfile temático, que estava marcado para a manhã do último domingo, 27 de setembro, foi transferido, devido ao mau tempo, e foi remarcado para a manhã do próximo domingo, 04 de outubro, às 9 horas. A concentração dos participantes vai ocorrer a partir das 8 horas da manhã. O desfile temático vai ocorrer na Avenida das Flores, próximo ao posto de saúde e o sindicato, junto ao parque da festa. Conforme a secretária municipal de Educação, Adriane Colling Kinzel, participam as comunidades do município, escolas, corais, clube de mães, CTG, soberanas, embaixatrizes e entidades. “Vamos mostrar a história, economia, cultura e as potencialidades do município”, informa.
PROGRAMAÇÃO DO 2º FIM DE SEMANA DA 6ª CITRUSFLOR
02/10 – SEXTA-FEIRA:
• 18h - Abertura do evento
• 19h - Banda Encanto
• 21h - Sandro Coelho
• 23h - Rodrigo Ferrari
03/10 – SÁBADO:
• Durante todo o dia - Unidade móvel SEBRAE para atendimento e orientações às empresas
• 10h - Abertura do evento
• 15h - Atrações artísticas
• 19h30min - Show com Versões Acústicas
• 21h30min - Os Paralamas do Sucesso: Turnê 30 Anos
• 23h - Ibiza Dance
04/10 – DOMINGO:
• 9h - Desfile Temático
• Encontro de carros antigos
• Banda Easy Co
• 14h - Banda Rock de Quinta
• 20h - Grupo Tholl
Primeiro fim de semana foi sucesso até debaixo de chuva
Mesmo com a chuva, o primeiro fim de semana da 6ª Citrusflor recebeu um bom público, no parque montado junto ao Ginásio Municipal de Pareci Novo. Como a entrada é gratuita no parque, sendo cobrado ingresso apenas na arena de shows, não tem como saber o número exato de visitantes. A comissão organizadora calcula que cerca de 15 mil pessoas estiveram nos três primeiros dias da Festa das Flores, Mudas e Frutas, entre sexta-feira e domingo, 25 a 27 de setembro.
Como 80% do parque da festa possui área coberta, o público pode percorrer os espaços com conforto e segurança. Muitos visitantes aproveitaram para fotografar as flores e folhagens na estufa com 25 jardins e até com um lago, peixes e ponte com pergolado. Destaque ainda para os belos estandes da exposição comercial e industrial, além da mostra de frutas cítricas dentro do ginásio. E mais a feira da agricultura familiar, brinquedos, praça de alimentação e a ampla arena de shows. Além da boa estrutura do parque, o estacionamento também é fácil, tanto nas ruas da cidade como em vagas cobradas em áreas particulares.
A abertura oficial aconteceu na noite de sexta-feira, 25 de setembro, com a presença de autoridades, como prefeitos da região. Em nome da comissão organizadora, falou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Müller, ressaltando o empenho de todos para a realização do evento. Após, a rainha Vitória Klein e as princesas Franciele Rambo e Gabriela Mendel convidaram a todos para curtirem os seis dias da Citrusflor, divulgando a programação. E o prefeito Rafael Riffel ressaltou a mobilização da comunidade em preparar um evento que mostra as potencialidades de Pareci Novo. Na sequência, se apresentaram os coros infantil e adulto do município, inclusive cantando a música da festa e o hino do município. Em seguid,a ocorreu o concerto da Orquestra de Teutônia, que deu um show em seu repertório eclético e performance de palco. Depois, aconteceu o corte da fita de abertura e a visitação aos estandes.
No sábado, 26, teve apresentação da Orquestra Municipal de Pareci Novo e o Baile da Melhor Idade, com a Banda Hopus. Depois, foi a vez da banda Os Federais. Um dos pontos altos foi o grande show com a dupla Lucas & Felipe, vencedora do Festival Sertanejo do SBT e que levou o público ao delírio. A noite encerrou com a apresentação de Machado & Marcelo e Balanço do Tchê.
No domingo, 27, pela manhã, em razão da chuva, foi adiado para o próximo domingo, 04 de outubro, o desfile temático. Mas o restante da programação foi mantido. A arena de shows recebeu muita gente para a apresentação das invernadas de dança do CTG Charla Galponeira, de Pareci Novo. A programação gauchesca teve sequência com a missa crioula. Depois teve o workshop com o cantor, compositor e instrumentista Luiz Carlos Borges, inclusive com uma mostra fotográfica de seus 50 anos de música. Após, ocorreu a apresentação do grupo Timbre Gaúcho, seguido do show de Luiz Carlos Borges. E encerrando o domingo e o primeiro final de semana, o público cantou, dançou e aplaudiu o grande show de Elton Saldanha.
Reunião e palestras
Durante a semana, reunião da Câmara Regional de Citricultura e um ciclo de palestras integraram a programação da 6ª Citrusflor - Festa das Flores, Mudas e Frutas. As atividades da semana, realizadas no CTG Charla Galponeira, iniciaram com a reunião da Câmara Regional de Citricultura, na manhã de terça-feira, 29 de setembro.
A programação de terça-feira continuou na parte da tarde, inicialmente com o palestrante Caio Fábio Stoffel Efrom, da Fepagro Vale do Taquari, que falou sobre a praga da mosca das frutas - ciclo biológico, manejo, produtos disponíveis e perspectivas. Após, Mateus Pereira Gonsatto, da UFRGS, proferiu palestra sobre a bergamota verde - aspectos fitotécnicos e fisiológicos. Depois, o assunto foi pós-colheita em citros - tecnologias e produtos disponíveis, tendo como palestrante o engenheiro agrícola Diego Garcia Chiou, gerente comercial da Empresa Aruá.
Na tarde de quarta-feira, 30 de setembro, foi enfocado o extrato pirolenhoso. A doutora Ângela Diniz Campos, da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, falou sobre o que é o extrato e o seu uso. Já Gabriel Paulet, da UCS, palestrou sobre pesquisas e perspectivas de uso na citricultura. E Gerson Boetcher, mestrando da UFRGS, e a extensionista rural da Emater Miriam Trevisam abordaram as experiências de Pareci Novo.
No dia 1º de outubro, quinta-feira, inicialmente o tema foi fruticultura, floricultura e olericultura. Gilmar Schafer, da UFRGS, proferiu palestra sobre manejo da água e substrato na prevenção de problemas fitossanitários. Em seguida, Paulo Cezar, da Agri Haus, de Santa Cruz do Sul, destacou princípio e insumos para o controle biológico de doenças em plantas. Após, foi tratado sobre perspectivas para a cadeia produtiva da floricultura e produção de mudas.
Ainda em 1º de outubro, a suinocultura foi o tema principal a partir das 18 horas, quando foi falado sobre alternativas e perspectivas para o tratamento de dejetos da produção de suínos. Na sequência, recebeu destaque o Projetos Sulgás, de produção de biogás a partir de dejetos de suínos. E no encerramento, Albari Pedroso, da Ecocitrus, falou sobre a experiência da produção de biogás a partir de composto.
Informações: Guilherme Baptista/Assessoria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Pareci Novo)