Notícias

Reconhecida internacionalmente, Rota do Enxaimel estimula o turismo em Pomerode

Reconhecida como uma das maiores vilas turísticas do mundo pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a Rota do Enxaimel, em Pomerode, é um dos principais pontos turísticos da região do Vale do Itajaí. São cerca de 50 casas construídas na técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães, o que rendeu à vila o título de maior concentração deste tipo de residência fora da Europa.

A técnica Enxaimel basicamente consiste na construção de estruturas de madeira sem utilizar prego ou parafuso, apenas com encaixes. Uma região com cerca de 16km em Santa Catarina teve a sua importância certificada ainda pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que transformou a Rota do Enxaimel em um patrimônio paisagístico. Essa história de sucesso, resgate histórico e cultural, começou em 2021 e contou com a participação fundamental da Viacredi, uma cooperativa do Sistema Ailos.

Naquele ano, o empresário Ivan Blumenschein, que é o atual Vice-Presidente da Associação Rota do Enxaimel, se juntou com um colega empreendedor para estimular o turismo e as atrações culturais de Pomerode. Além disso, o espaço envolve a comunidade e estimula o empreendedorismo aos produtores locais, que conseguem obter retorno financeiro por meio da venda de seus produtos.

“A Rota do Enxaimel se tornou um dos principais destinos turísticos do Vale Europeu. Somos um atrativo cultural, que se apoia no patrimônio histórico, na paisagem rural e nas tradições locais. Um belíssimo exemplo de atividade econômica ajudando a sustentar a preservação da cultura, num círculo virtuoso”, afirma Ivan.

Ele conta que, embora a rota tenha ganhado repercussão por conta da beleza e do conteúdo histórico e cultural, o fluxo de turistas ainda era muito pequeno e os estabelecimentos disponíveis no local enfrentavam dificuldades para pagar as contas. Para aumentar as visitas e fazer com que os negócios locais conseguissem se manter, de acordo com Ivan, os empreendedores sentiram a necessidade de estruturar uma associação para divulgar o conjunto de atrativos da Rota como um ponto turístico.

“Criamos um mapa para apresentar todos os pontos de interesse, e em um ano já produzimos mais de 70 mil cópias. Fizemos também um site, um trabalho de branding (criação de marca) e estamos aumentando presença em mídias digitais. Destaco também que, ao longo deste período, ocorreram mais de 10 capacitações em diferentes áreas, além de várias outras iniciativas”, relembra o empreendedor.

Ivan destaca que quando a associação iniciou, eram apenas sete associados. Hoje, o número cresceu e, ao todo, são vinte empreendedores que fazem parte da Rota do Enxaimel. Além disso, a vila estimulou a abertura de novos empreendimentos e gerou oportunidades para os jovens, que antes optavam por se mudar para grandes cidades em busca de outras oportunidades de trabalho.

Importância do cooperativismo

 

As histórias da Rota do Enxaimel de Pomerode e do cooperativismo se cruzaram em 2021, quando Ivan buscou a Viacredi, uma cooperativa do Sistema Ailos, para conseguir apoio financeiro e profissionalizante para o espaço. Após uma conversa inicial, foi a hora de agir: logo de início, os comerciantes passaram por cursos de desenvolvimento com temas de marketing e comunicação, e receberam consultorias de empreendedorismo, gestão de negócios e estratégia. Este processo contou, ainda, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

“O apoio da cooperativa foi fundamental para agilizarmos o desenvolvimento da Rota do Enxaimel. Nós sabíamos o que precisávamos, mas sem esse apoio levaríamos vários anos para atingir o patamar que em apenas um ano conseguimos alcançar. A Viacredi entrou não somente com apoio financeiro, mas com conhecimento. Sentimos que a cooperativa realmente abraçou o projeto, com o mesmo carinho e dedicação que nós, membros da associação”, afirma Ivan.

Sharon Haskel Koepsel, analista de relacionamento com o cooperado da Viacredi, conta que a partir do momento em que a cooperativa se conectou com a Associação da Rota do Enxaimel ficou claro que seria possível realizar uma entrega de valor econômico e social por meio da educação. “A Viacredi sempre acreditou que a partir da educação contribuímos com o desenvolvimento econômico do comércio local, gerando um círculo virtuoso para toda a comunidade”.

Depois deste apoio, a certificação internacional foi conquistada em 2021. Na época, a Organização Mundial do Turismo (OMT) classificou a Rota do Enxaimel como uma das mais importantes vilas turísticas do mundo. Mais de 170 destinos de 75 países se inscreveram no concurso e apenas 44 foram selecionados, sendo que o roteiro catarinense foi o único representante brasileiro. Já neste ano, a Rota do Enxaimel conquistou um espaço no site da OMT.

“Hoje, conseguimos perceber que o sucesso desse projeto se deu porque tudo está muito conectado. A Associação tem sua atuação pautada nos princípios do cooperativismo, mesmo sem ser uma cooperativa. Eles entendem que cada um ali tem um papel fundamental para o sucesso de todos, e isso também é ser cooperativa”, destaca Sharon.

 

Ações que fazem a diferença no empreendedorismo local

 

É graças à trajetória da Rota do Enxaimel de Pomerode que muitos empreendedores conseguem crescer e continuar atuando com produtos artesanais e culturais. Essa é a história de Bruna Fisher e sua mãe, que contam com uma empresa de doces artesanais, a Delicaten. A loja está localizada na Vila, e além de contribuir com o sustento da família, fortalece para que a fabricação manual de biscoitos, cucas e stollen (receita alemã similar ao panetone) não se percam com o tempo.

Bruna conta que a empresa começou a partir do desejo da mãe de empreender após a aposentadoria. De acordo com ela, o processo não foi fácil por tratar-se de um produto totalmente artesanal: os cuidados no preparo e no manuseio são rígidos, o que agrega qualidade e valor no produto. Segundo ela, a empresa estar localizada na Rota do Enxaimel faz toda a diferença.

“O nosso público é o turista que procura produtos diferentes do cotidiano das grandes cidades, que carregam a essência de um produto de casa, familiar e muito saboroso. A Rota do Enxaimel oferece exatamente essa experiência ao turista em sua totalidade, por estar localizada numa área tombada pelo patrimônio histórico e cultural do Brasil e com casas históricas, onde o ambiente familiar ainda é muito presente. Então, sempre tem a história das famílias, as lembranças, um ambiente rústico que desperta as memórias dos turistas que a visitam”, destaca Bruna.

Fonte: G1

Galeria de Vídeos

Adicionar Comentário