Notícias

Região se despede da professora Dulce Maria Simon Ruschel

Faleceu nesta quarta-feira, dia 25, a professora Dulce Maria Simon Ruschel. Aos 90 anos de idade, ela morava na cidade de Feliz há alguns anos, mas grande parte da sua vida foi em Alto Feliz, onde nasceu em 30 de junho de 1931. Era casada com Gastão Ruschel (in memoriam), com quem teve duas filhas, Maria Elisabeth e Maria Cristina. É avó de quatro netas e deixa também um bisneto. 

O velório ocorre na Funerária Kiefer, de Feliz, das 18 às 23h desta quarta-feira, e a partir das 8h desta quinta-feira. À tarde, às 15h30 haverá missa de corpo presente na Igreja Católica de Feliz, seguido de sepultamento no cemitério católico de Alto Feliz.

Dona Dulce dedicou grande parte da sua vida à educação e à cultura. Depois de cumprir estudos no Grupo Escolar de Alto Feliz, foi interna do Colégio São José, de São Leopoldo, e na Unisinos, em São Leopoldo. Formada, iniciou a carreira profissional no Colégio São José, em 1951, e nos anos de 1952 e 1953 atuou em Guaíba.

Em 1954, após o casamento com Gastão Ruschel, retornou para Alto Feliz, onde atuou como professora e diretora da Escola Assunção até o ano de 1973. A partir de então, assumiu a função de Supervisora de Ensino da Coordenadoria Regional de Ensino, em Alto Feliz, Feliz, Vale Real e Linha Nova, até aposentar-se, em 1983.

No ano de 2017, dona Dulce lançou o livro ‘Alto Feliz e os ecos de sua história’, de sua autoria e com participação de José Carlos Flach. Ela foi membro da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul (ALMURS). Também teve intensa atuação na área cultural, onde foi uma das fundadoras do Coral Municipal de Alto Feliz, do qual foi integrante por muitos anos. Com a mudança para Feliz, passou a integrar o Coro da Fundação Cultural.

Por sua intensa atuação na comunidade, o prefeito de Alto Feliz, Robes Schneider, decretou luto oficial de três dias no município. Na entrada do centro administrativo, as bendeiras estão a meio mastro.

 

Fonte: Jornal Primeira Hora

Adicionar Comentário