Notícias

Reunião entre Lula e Trump avança negociação para redução de tarifas

A reunião de cerca de 45 minutos entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste domingo, dia 26, na Malásia, foi classificada por Lula como “positiva”. Após o encontro, o presidente brasileiro publicou nas redes sociais a foto de um aperto de mão entre os dois mandatários sorridentes e afirmou que as equipes de Brasil e Estados Unidos vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fez um resumo da reunião e disse que Lula pediu que as tarifas impostas à exportação de produtos brasileiros sejam suspensas durante o período de negociações. Lula ainda solicitou que as tratativas entre os dois países começassem de forma imediata. “A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. O presidente Trump declarou que dará instruções a sua equipe para que comece um processo de negociações bilateral que deve ser iniciado hoje ainda”, disse.

Além do fim do tarifaço de 50% sobre produtos exportados por brasileiros, também foram discutidos temas como terras raras e a escalada da crise entre Estados Unidos e Venezuela. A expectativa é de novos encontros ainda neste domingo, entre representantes brasileiros e americanos, para que as negociações avancem. Antes mesmo da reunião, o presidente Donald Trump declarou que deve se “chegar a uma conclusão rápida”. “Vamos chegar a acordo”, projetava.

Foto: agência gov

Adicionar Comentário