Notícias

SC tem três regiões com 100% das UTIs públicas ocupadas

Três regiões de Santa Catarina estão com 100% dos leitos de UTI ocupados nesta quarta-feira (1º). As informações são do Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e engloba as vagas destinadas a adultos e crianças. A taxa de ocupação no Estado atualmente é de 96,57%. 

Dos 1.051 leitos, apenas 36 estão disponíveis. As regiões sem leitos são Meio Oeste e Serra, Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí. Nas demais, a situação é o seguinte: 

Grande Oeste: 97,33%, com duas vagas

Planalto Norte e Nordeste: 94,40%, com 15 vagas

Grande Florianópolis: 97,94%, com 4 vagas

Sul: 89,93%, com 15 vagas

Se levar em conta os leitos de UTI destinados apenas para adultos, a taxa de ocupação é de 96,26%: dos 775 leitos, 746 estão ocupados, de acordo com a SES. Dos pacientes, 62 estão com Covid-19.

Já no setor pediátrico, a situação é mais crítica: nas UTIS pediátricas, a taxa de ocupação é de 96,88%, com 93 das 96 vagas ocupadas. Nas UTIs neonatal, 97,78% das vagas estão ocupadas – apenas quatro leitos estão disponíveis.

SC estuda decretar emergência, mas sem exigência de máscaras

Todo esse cenário fez com que o governador Carlos Moisés determinasse a elaboração de um estudo técnico para avaliar a viabilidade de um decreto de situação de emergência em saúde em Santa Catariana.

— Ele vai permitir mais segurança para os gestores do Estado e dos municípios para incrementar os serviços de saúde, fazerem aquisições emergenciais, locação de equipamentos e contratação de pessoal. Essas medidas são necessárias para que agora, no período mais frio, possamos ofertar mais serviços e mais qualidade para a população catarinense — explica o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

Além disso, o Estado descarta, no momento, a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras. Mas salienta que a recomendação do equipamento de proteção segue valendo, principalmente em ambientes fechados.

Fonte: Rádio Videira e Jornal Folha

Adicionar Comentário