No site do projeto www.serasaconsumidor.com.br/ ou no aplicativo SerasaConsumidor - para Android - o usuário pode checar se está negativado e qual o débito pendente que o levou à inadimplência (banco, cartão, financeira, varejo, operadoras, energia elétrica, água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais).
O cidadão tem ainda informações sobre os credores - como telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado.
Com a ferramenta, o usuário pode renegociar a dívida diretamente caso a empresa seja parceira do serviço Limpa Nome Online, da Serasa.
A autoconsulta completa pode ser feita a qualquer momento, gratuitamente, mesmo que o devedor não tenha uma carta-comunicado de débito.
Para garantir que somente o próprio consumidor tenha acesso às suas informações na Serasa, a empresa exige um cadastro com um processo de autenticação. Um dos passos é inserir o número do celular e confirmar na página da consulta um código de validação recebido via SMS.
Entre outros serviços gratuitos encontrados no site do SerasaConsumidor, é possível fazer a abertura do Cadastro Positivo, que reúne informações sobre o histórico de pagamento do cidadão para que seja possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento.
Também é possível fazer o alerta de documentos (RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) e cheques roubados. O registro gratuito ajuda a reduzir o risco de fraudes.
Rubem Pires Junior – Jornalista – MTb 9310/RS
Informações e imagem: Serasa
O cidadão tem ainda informações sobre os credores - como telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado.
Com a ferramenta, o usuário pode renegociar a dívida diretamente caso a empresa seja parceira do serviço Limpa Nome Online, da Serasa.
A autoconsulta completa pode ser feita a qualquer momento, gratuitamente, mesmo que o devedor não tenha uma carta-comunicado de débito.
Para garantir que somente o próprio consumidor tenha acesso às suas informações na Serasa, a empresa exige um cadastro com um processo de autenticação. Um dos passos é inserir o número do celular e confirmar na página da consulta um código de validação recebido via SMS.
Entre outros serviços gratuitos encontrados no site do SerasaConsumidor, é possível fazer a abertura do Cadastro Positivo, que reúne informações sobre o histórico de pagamento do cidadão para que seja possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento.
Também é possível fazer o alerta de documentos (RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) e cheques roubados. O registro gratuito ajuda a reduzir o risco de fraudes.
Rubem Pires Junior – Jornalista – MTb 9310/RS
Informações e imagem: Serasa