Informes Publicitários

Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Bom Princípio comemora 36 anos e celebra conquistas

Fundado em 10 de novembro de 1982, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Princípio (STRBP) completou 36 anos de fundação no sábado. Ao longo de sua história, teve como presidentes Aloísio Arnhold (de 1982 a 1998), Hugo João Schommer (de 1998 a 2003) e Pedro Paulo Schmitz (desde 2003 até hoje).

 

O STRBP teve por sede três locais, no Centro de Bom Princípio: primeiramente, no início dos trabalhos, em 1983, na rua Irmão Weibert, no prédio defronte à igreja; depois de um ano, passou a atender no prédio que ficava defronte ao Supermercado Lotterman, também na Irmão Weibert; e, em 1987, passou para o endereço atual, na avenida Guilherme Winter. Nesse prédio, passou por várias reformas e atualmente atende associados e clientes num espaço amplo e acolhedor, com o atendimento sendo feito por 12 colaboradores (duas secretárias e 10 na loja de fomento agropecuário), além do presidente.

 

Nesta quarta-feira, 14 de novembro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Princípio promove assembleia geral. O evento inicia às 19h45min, no CTG Porteira Aberta, no Parque Municipal de Bom Princípio.

 

Na sequência, acompanhe entrevista com o presidente do STRBP, Pedro Paulo Schmitz.

 

Guia online Lince Empresas: Qual foi o objetivo e a importância da criação do sindicato?

Presidente Pedro Paulo Schmitz:
Representar a categoria dos agricultores familiares, proprietários ou não, que exerçam suas atividades no meio rural, individualmente ou em regime de economia familiar. Com a finalidade de organizar, coordenar, mobilizar e defender a categoria representada, buscando a melhoria das condições de vida e de trabalho, centrando ação na construção de um modelo alternativo de desenvolvimento, tendo presente a organização e o crescimento da consciência de classe, cujo objetivo maior é uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Lince Empresas: Qual o número máximo de associados a que a entidade chegou e quantos tem atualmente?

Pedro Paulo:
No início, respondia também por São Vendelino, Tupandi, além de Bom Princípio, isso até 1989, quando esses municípios se emanciparam. São vendelino voltou a ser extensão de base em 2016. Com esses 3 municípios, tinha em torno de 500 associados na sua fundação. Hoje temos um quadro social que gira em torno de 750 associados

 

Lince Empresas: Quais são as linhas de atuação do sindicato?

Pedro Paulo:
Temos um forte trabalho como entidade sindical na defesa dos interesses da categoria. Também prestamos serviços para os associados, como ITR, INCRA, SIOUT, encaminhamentos no INSS, ponto da RGESul, agente credenciado SICREDI, convênio COBAN com Banco do Brasil, convênio SICREDI para empréstimos, calculo CEI, contratos, assessoria jurídica e ambiental e outros serviços. Temos uma loja agropecuária, que ajuda na autosustentação da entidade.

 

Lince Empresas: A entidade oferece convênios e vantagens (para associados e/ou público em geral)?

Pedro Paulo:
Temos um cartão de descontos, que pode ser utilizado na loja do sindicato, convênios com médicos e clinicas de análise e descontos em várias lojas, supermercado, farmácias, dentistas e outros profissionais.

 

Lince Empresas: Qual a importância do trabalho do sindicato quais as principais conquistas ao longo dos seus 36 anos?

Pedro Paulo:
Podemos citar a aposentadoria integral para o homem e mulher como segurado especial; PRONAF; programa troca-troca de sementes; distribuição de protetor solar, entre outros.

 

Lince Empresas: Quais são os projetos para o futuro?

Pedro Paulo:
Continuar trabalhando como entidade sindical na melhoria da qualidade de vida da categoria representada.

 

Lince Empesas: Quais outros pontos tem a destacar sobre a entidade?

Pedro Paulo:
O STRBP é referência no município de Bom Princípio, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo como entidade de classe. Também vale ressaltar parcerias com EMATER e associações da agricultura familiar e cooperativas.

 





SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE BOM PRINCÍPIO



Endereço: Avenida Guilherme Winter, 68 - Centro - Bom Princípio/RS

Fones:
(51) 3634-1144 e (51) 999725.3359 (com WhatsApp)

E-mail: strbomprincipio@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/strbomprincipio





Redação: Mery Regina Griebler

Adicionar Comentário