Artigos e Entrevistas

Tire suas dúvidas sobre implante dentário

 

Ter um belo sorriso no rosto com uma dentição completa é mais que um aspecto estético, é também fator muito importante para o uso funcional durante a mastigação de alimentos e a fala, além é claro, de fator importante para autoestima das pessoas.  Algumas vezes durante nossa vida, pode ocorrer a perda dos elementos dentários, e neste caso, eles poderão ser substituídos por próteses. Uma alternativa moderna de substituição do elemento dental é o implante dentário.



 Muito se fala sobre o custo elevado destes procedimentos, mas existem hoje muitas opções de modelos e materiais, que podem se enquadrar perfeitamente no orçamento dos pacientes.



O guia online Lince Empresas entrevistou a Dra. Catiane Beiersdorf , 40 anos, 17 deles dedicados a odontologia. Catiane é formada pela Universidade Federal de Pelotas e tem atualização em reabilitação oral (prótese); cirurgia oral; e especialização em implantodontia pela ABO Porto Alegre. Além disso, Catiane está constantemente participando de congressos de atualização de conhecimento.

 

 

Perguntas



1- Muitas são as dúvidas que pairam na cabeça de quem quer ou precisa fazer uso de próteses e implantes dentários. O que é uma prótese e o que é um implante dentário? Existem diferenças entre eles?

Próteses dentárias podem ser definidas como todo e qualquer dispositivo que venha substituir um ou mais elementos dentários em estética, fonética e função.

Sendo assim, os implantes dentários são um tipo de prótese dentária. 

São pequenos parafusos que substituirão as raízes dos dentes e que sobre eles será fixado o/os elementos dentais propriamente ditos confeccionados normalmente em cerâmica ou acrílico .

 

2- De que material são feitos os implantes dentários?

Os implantes dentários são feitos de titânio, material que tem a capacidade de integrar-se ao tecido ósseo, e algumas marcas recebem certo tratamento de superfície que acelera, qualifica a integração deste material com o tecido ósseo onde está inserido.

 

3- Quando é indicado o uso de um implante e qual o tempo total para a colocação?

Os implantes dentários são indicados para substituição de um ou mais elementos dentários e para servir de suporte para próteses totais removíveis auxiliando assim na estabilidade das mesmas.

 

4- Quais são os riscos de uma cirurgia de implantes dentários? Como é esse procedimento operatório e a recuperação do pós-operatória? Instalar implantes dentários causa alguma dor?

Os riscos cirúrgicos são os mesmos para qualquer tipo de cirurgia. É necessário fazer exames preliminares laboratoriais e clínicos para saber como está a saúde geral do paciente bem como exames de imagem para avaliar as condições ósseas do local que receberá o implante. Estas são circunstâncias cruciais para o sucesso do tratamento e até mesmo para sua indicação ou contra indicação.



O procedimento cirúrgico é relativamente simples, muitas vezes mais simples que a extração de um dente. A anestesia é local, o procedimento é rápido e normalmente o pós-operatório é controlado com medicação sem maiores problemas como em qualquer cirurgia.



É necessário cuidados por parte do paciente por aproximadamente cinco dias no que diz respeito à atividade física, alimentação e outros.

 

5- Existe perigo de rejeição pelo corpo dos implantes dentários? Ou algum tipo de contra indicações para o procedimento?

Rejeição de implantes dentários não existe. O que existe é a falha na integração óssea que culmina com o insucesso do tratamento. Isso ocorre com uma margem de 3% de insucesso apenas.



As causas de perda de um implante podem ser desde uma contra indicação até uma falta de planejamento adequado, bem como pode ser por contaminação secundária por falta de cuidados adequados de higienização ou uma infecção vinda de outro foco.

Geralmente qualquer pessoa em estado normal de saúde pode submeter-se a tratamento reabilitador sobre implantes.



Fatores que podem interferir na cicatrização dos mesmos são diabetes descontrolado, fumante ativo, pacientes debilitados fisicamente ou pacientes que fazem uso contínuo de alguns medicamentos como corticóides e alendronatos por exemplo.

 

6- Quais os cuidados que o paciente deve ter com os dentes implantados?

Como com os dentes naturais, os cuidados básicos recaem sobre um bom controle da placa bacteriana através de higiene bucal adequada, alimentação e visitas periódicas ao dentista.

 

7- Existe uma informação de que os implantes tem um custo elevado. Existem alternativas que o paciente possa optar?

Hoje temos no mercado muitas marcas de implantes dentários de todos os valores bem como de todas as qualidades.

 

8- As avaliações realizadas na clínica têm algum custo para o paciente?

Sim. Durante as avaliações geralmente precisamos fazer modelos de gesso e fotografias e analisar exames para que possamos planejar corretamente o tratamento mais adequado à realidade do paciente evitando assim que o mesmo possa vir a ter surpresas posteriormente.

 

Rubem Pires Junior – MTb 9310/RS

Foto: Divulgação

Adicionar Comentário