Notícias

Tupandi é destaque na Famurs pelo projeto “Padre Rambo: Marcas no Seu Tempo”


O projeto “Padre Rambo: Marcas no Seu Tempo”, da Prefeitura de Tupandi, foi premiado na 5ª edição do Prêmio de Cultura da Famurs. Promovido pela Famurs, em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/RS), o prêmio foi concedido às melhores ações culturais desenvolvidas por prefeituras do Estado.

 

A divulgação dos vencedores e a premiação aconteceram no dia 1º de julho, quarta-feira, durante o 35º Congresso de Municípios do RS, no auditório São José do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Paralelamente ao encontro, acontecem o Encontro de Lideranças Femininas do RS, o 2º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura e o 22º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS.

 

A secretária de Cultura, Turismo e Desporto de Tupandi, Luciane Kercher, que é presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura da região da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), esteve presente na cerimônia, para receber o prêmio e prestigiar o evento. Conforme explica a secretária, o prêmio é mérito de um trabalho realizado por uma equipe engajada nos estudos sobre a trajetória de vida do padre jesuíta Balduíno Rambo e que buscou estimular a população da região a visitar o museu, promovendo a instituição e o legado cultural e ambiental da obra do religioso. “Agradecemos à historiadora Ana Paula Juchem Bohn Schneider, que estudou intensamente a vida do padre; à produtora cultural Daniela Steffen, pela elaboração do projeto, e às demais pessoas que contribuíram para a realização do projeto”, afirma Luciane.

 



O PROJETO:

 

O projeto qualificou a instituição museológica do Sobrado Weber, em Tupandi, por meio do planejamento e montagem da nova expografia sobre a trajetória de vida e obra do padre jesuíta Balduíno Rambo, nascido no município e que tornou-se um dos maiores sacerdotes, filósofo, naturalista, poeta, escritor e líder popular que o Rio Grande do Sul e, até mesmo, que o Brasil já conheceu. A pesquisa histórica foi realizada pela equipe do museu, em parceria com profissionais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Todas essas ações culturais são importantes, ao democratizar o acesso a todos os interessados e estimular a população da região a visitar o museu, promovendo a instituição e o legado cultural e ambiental da obra do padre Rambo.

 

 



Informações: Matheus Klassmann (Prefeitura Municipal de Tupandi)


Adicionar Comentário