Artigos e Entrevistas

Um mundo melhor

Como diz o ditado, “a esperança é a última que morre”. Todas as pessoas de bem acreditam e esperam que o mundo seja um bom lugar para se viver. Porém está cada vez mais difícil acreditar em uma vida melhor, e para continuar sobrevivendo é preciso crer que ainda existe uma possibilidade de curar o mundo, pois o mesmo está doente em vários aspectos e o principal responsável por isso é o ser humano.



Infelizmente, o único animal racional muitas vezes utiliza sua inteligência para coisas negativas. Existem pessoas que causam medo nas outras, buscam uma oportunidade para prejudicar, assaltar, aplicar golpes, trair, extorquir, ferir e até matar, tudo em nome do dinheiro, sem piedade, empatia e compaixão. Outras pessoas sujam, poluem o planeta, jogam o lixo no chão e nos rios, depredam patrimônios públicos ou privados, picham paredes, desperdiçam água, quebram algumas coisas propositalmente.



Quem pode fazer um mundo melhor são as pessoas, sendo necessário que cada uma delas faça a sua parte respeitando as demais e tendo o mínimo de consideração, educação e altruísmo. Para que isto pudesse acontecer, seria melhor viver em um mundo onde as pessoas tivessem acesso a trabalho, educação, saúde física e mental, segurança, igualdade social, oportunidades e boas condições de vida, esporte, entretenimento, cultura e lazer. Infelizmente a falta de tudo isso gera um problema social que traz todas as consequências que o mundo enfrenta, como a violência e o aumento da criminalidade.



Uma vida melhor seria aquela onde as pessoas não prejudicassem umas às outras, e que não causassem danos ao planeta. Cada família pode educar os filhos para preservar o meio ambiente e respeitar as pessoas ao seu redor. As pessoas precisam aprender desde cedo a buscar as oportunidades, lutar por um espaço na sociedade através do caminho do bem. O diálogo familiar com pais presentes, pode contribuir para que as futuras gerações sejam melhores. Se as pessoas forem curadas, o mundo será curado. 



Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo

 


 


Adicionar Comentário