Informes Publicitários

Viveiros Lidomar: tradição familiar em mudas das mais variadas espécies

Em um lugar bucólico e muito agradável, que abrange as localidades de Morro da Canastra, em São Vendelino, e Sete Colônias, em Alto Feliz, a família Somacal produz e comercializa, há mais de 50 anos, mudas das mais variadas espécies.



Essa tradição, iniciada pelos pais de Alceu Somacal e passada pelos seus irmãos Irineu e Lidovino e sobrinhos Roberto e Rudimar para ele, fez do Viveiro Lidomar uma referência no estado do RS para quem procura mudas de árvores dos mais variados tipos, sejam frutíferas, ornamentais ou de reflorestamento ou mesmo flores, como roseiras e jasmins.



A empresa possui à disposição de seus clientes mais de 100 variedades diferentes de espécies. Entre elas, destacam-se plantas frutíferas, com mais de 20 tipos de videiras, sete espécies de caqui, peras, dezenas de frutas cítricas, como bergamotas e suas variações, além de kiwi e outras árvores frutíferas menos conhecidas. Rosas de variadas cores também podem ser encontradas no Viveiros Lidomar.

 



Cuidados com o solo e evolução tecnológica



O rodízio de culturas para a regeneração do solo, além de 90% da área cultivada ser irrigada, são alguns dos muitos fatores que fazem do Viveiros Lidomar uma empresa de ponta, que, além de cultivar, comercializa sua produção. Desde a matéria-prima para o enxerto, o chamado “material aéreo”, é cultivado na própria propriedade.



Além da tradição da família no cultivo de mudas, as parcerias com órgãos públicos, como Embrapa e Emater, viabilizaram a excelência das mudas comercializadas, que têm a experiência da família aliada ao conhecimento dos técnicos agrônomos contratados pela empresa. O Viveiros Lidomar tem o cuidado de ter sempre todos os registros nos órgãos governamentais, para garantir a qualidade dos produtos comercializados, o que garante a satisfação dos clientes espalhados por diversos estados do Brasil.





Enxerto de mudas feito por mãos femininas



O cuidado e o carinho com as plantas pode ser visto na aplicação do material aéreo no porta-enxertos, que é realizado de forma manual pelas mãos de jovens agricultoras Marilene Juliana Mielke, Márcia Somacal e Mara Scherer. Elas ficam protegidas do sol por guarda-sóis e, de forma simpática, realizam o procedimento. “É um processo manual muito peculiar, realizado por agricultores parceiros que residem nas localidades próximas” afirma Alceu, orgulhoso de sua equipe.





Mudas de culturas diferenciadas



Atentos às novas tendências que o mercado brasileiro está aberto, o Viveiros Lidomar têm entre suas mudas o mirtilo e a oliveira. O mirtilo, também chamado de “blueberry”, é uma fruta muito consumida nos Estados Unidos que tem ganhado espaço no Brasil e está sendo produzido principalmente na Serra Gaúcha.  Já a oliveira está sendo cultivada em diversas regiões dos estados do Sul e de São Paulo. A olivicultura tem ganhado destaque com o aumento do consumo de produtos saudáveis, tendência em expansão em todos os países.  Ambas as mudas são opções para produtores que gostam de investir em produtos que possuem alto valor agregado de comercialização.

 



História da família será preservada



Duas casas, com mais de 100 anos, onde residiam os antepassados da família, serão, em breve, recuperados, para servirem de local receptivo aos visitantes e clientes do Viveiros Lidomar.

 



Burocracia e dificuldade no acesso à internet são empecilhos



Como em toda a empresa, caso alguns entraves alheios à vontade de seus donos fossem resolvidos poderiam facilitar o plantio e a comercialização dos seus produtos. Para Alceu, o principal deles é o excesso de burocracia, exigida principalmente dos pequenos agricultores. Outra questão é a exigência da emissão de nota fiscal eletrônica, dificultada devido à falta de sinal de internet no interior dos municípios brasileiros. A empresa teve que adaptar a emissão da nota fiscal a um escritório localizado distante do local de produção, pois, no Morro da Canastra, a telefonia fixa não chega e o sinal de celular é coisa rara.



 

VIVEIRO LIDOMAR



Sete Colônias – Alto Feliz/RS


Fones: (51) 3445-1194 l (51) 3445-1212 l (51) 3645-1110 / Rudimar: (54) 99963.7570

Site: www.viveiroslidomar.com.br

E-mail: viveiroslindomar@gmail.com





Redação: Rubem Pires Junior - MTb 9310/RS

 

Adicionar Comentário