Artigos e Entrevistas

Localizada entre belas paisagens, propriedade oferece uvas para consumidor final

Seja vindo pelas estradas de chão do município de São Vendelino ou de Alto Feliz, belas paisagens fazem parte do cenário em direção a localidade alto-felizense de Arroio Jaguar, Canto Canela. É lá que localiza-se o Viveiro de Mudas Freiberger, onde o visitante se deslumbra com uma área de dois hectares de cultivo de uvas em estufas. E a grande atração é o cliente poder entrar no extenso parreiral e participar da colheita.

 

A propriedade é administrada pelas famílias Freiberger e Andrioli, principalmente dos irmãos Jair Fernando Freiberger e Diana Maria Freiberger Andrioli. Eles são filhos de Miguel Sílvio Freiberger e Terezinha Lourdes Freiberger, família que sempre se dedicou à agricultura, de subsistência e também produtora de mudas frutíferas. A propriedade, cuidada com muita atenção, dedicação e conhecimentos, tem como principal fonte de renda o cultivo de mudas frutíferas, principalmente de uva, além do cultivo recente de uvas em estufas, que está na terceira colheita.

 

Na tarde em que o Lince Empresas visitou a propriedade, todos os membros das duas famílias estavam pela propriedade: Jair, esposa Terezinha e filho Jaílson; Diana, esposo Mário e filhos Joel, Miguel e Betina, e ainda a mãe de Jair e Diana, Lourdes, além de vários visitantes. Além de se ocupar com o trabalho, os filhos também investem seu tempo em estudo. Assim, Jaílson faz um curso básico de Administração; Joel está cursando graduação em Agronomia; Miguel, formado em Processos Gerenciais, atualmente realiza dois cursos, um de Gastronomia e outro de Confeitaria; e a pequena Betina, por sua vez, está no ensino fundamental.

 

GOSTO PELA ATIVIDADE SE TORNOU NEGÓCIO

 

Jair se descreve como detalhista e com gosto pela atividade com uvas. Diz que, na fruta, consegue enxergar detalhes que fazem diferença. Assim, começou a cultivar uvas há mais de 20 anos, inicialmente para consumo da família, mas começou a ser procurado por amigos, que queriam adquirir a fruta. “E foram vindo cada vez mais pessoas e, assim, surgiu a ideia de transformar o cultivo de uva em negócio”, afirma.

 

Segundo ele, as famílias trocavam ideias com outras pessoas sobre a possibilidade do negócio e vários consumidores, que iam até a propriedade para adquirir a fruta, as incentivavam a implantar o cultivo. “Pensamos, repensamos, por alguns anos, até que resolvemos colocar a ideia em prática. O projeto foi bem pensado, para não onerar demais, mas, mesmo assim, o investimento foi bastante alto, e projetamos em recuperá-lo em cerca de 8 anos”, afirma. “Inicialmente implantamos só uma parte dos 2 hectares e depois expandimos para o restante da área.

 

Questionado sobre os conhecimentos necessários para a atividade, Jair afirma: “Foi a prática que me ensinou”. Além disso, diz que também participou de dias de campo e outras atividades semelhantes no cultivo de uva, mas que foi realmente a prática que lhe deu os conhecimentos necessários. “Quando entregávamos mudas da família para produtores de uva, aproveitava para adquirir algum conhecimento com eles, aprender mais sobre a atividade. Cuidava das minhas plantas e fazia algumas comparações”, afirma.

 

A ESTRUTURA

 

A estrutura do cultivo de uva em estufas da propriedade começou a ser montada em abril de 2014, ou seja, há menos de cinco anos, em um espaço de cerca de um hectare. Depois, houve a expansão de estufas para a área de 2 hectares. No local, são cultivadas principalmente as variedades Niágara (rosa e branca), Rainha Itália, Rubi e Benetaka. Também a Embrapa Uva e Vinho implantou na propriedade uma Unidade Demonstrativa (de Validação), em que são cultivadas três variedades: BRS Vitória, BRS Isís e BRS Núbia, com acompanhamento técnico da empresa.

 

Atualmente, num hectare, são cultivadas uvas Niágara e, no outro, as uvas de mesa finas. A comercialização da Niágara acontece na própria propriedade, para mercados que vem buscar a fruta e para pessoas físicas que também a buscam. A colheita dessa variedade inicia lá por volta do Natal e vai até meados de fevereiro. Só aí começa a colheita das uvas de mesa. E Jair diz que são rigorosos quanto aos dias de início da colheita, realmente não vendendo a fruta antes das datas estipuladas.

 

Uma coisa que chama a atenção aos visitantes é a parede de vegetação quebra-vento ao redor da estrutura de parreiral em estufas: plantação de capim cameron e árvores. Jair explica que é para evitar estragos que poderiam ser causados pelo vento. Ele explica que a estrutura é bastante resistente a outras condições climáticas, como chuva forte e até granizo.

 

CONSUMIDOR FAZ A DIVULGAÇÃO

 

“Quem vem uma vez é nosso cliente. E essas pessoas acabam falando para outras, que também vem em busca da fruta. Assim, registramos um aumento de 20 a 30% na procura de um ano para o outro, o que exige aumento na produção”, afirma Jair. As pessoas que chegam são acompanhadas por alguém da propriedade, que orienta sobre quais cachos estão mais propícios para a colheita. Porém, se quiser, o próprio cliente pode fazer a colheita, que é pesada e paga por peso. Também são permitidas imagens no local, sendo frequentemente vistos registros de visitas nas redes sociais.

 

Segundo Jair, apesar da propriedade não fazer muita divulgação da atividade, o público é garantido, crescendo a cada colheita. “As pessoas que nos visitam e compram uva conosco é que são os divulgadores do nosso trabalho”, afirma. E, com orgulho, mostra uma foto do presidente da República, Jair Bolsonaro, segurando um cacho de uvas da propriedade Freiberger e Andrioli. O presente, um cesto com uvas, foi dado a Bolsonaro pelo ex-deputado federal Mauro Pereira.

 

ALÉM DE AGRICULTOR, PRESIDENTE

 

Além da propriedade que mantém em Alto Feliz, Jair é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Grande Feliz, que reúne os municípios de Feliz, Linha Nova, Vale Real e Alto Feliz. Está em seu segundo mandato à frente da entidade sindical. Um dia por semana, trabalha na entidade e, fora disso, também participa de atividades que exigem a presença do presidente, como reuniões e encontros.







VIVEIRO DE MUDAS FREIBERGER

 

ENDEREÇO E CONTATOS:

Endereço: Estrada Arroio Jaguar - Canto Canela - Alto Feliz/RS

Telefone: (51) 99678.8225

E-mail: andriolimiguel@hotmail.com

Facebook: www.facebook.com/Viveiro-de-Mudas-Freiberger-1605829336400263

Instagram: www.instagram.com/explore/locations/1605829336400263/viveiro-de-mudas-freiberger





Redação: Mery Regina Griebler

Adicionar Comentário